Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de janeiro de 2014

SISTEMA ALTO TIETÊ/SP TEM O MENOR NÍVEL DE ÁGUA DOS ÚLTIMOS OITO ANOS


REBOB : Sistema Alto Tietê/SP  O conjunto conta com canais de interligação e fornece, através da ETA Taiaçupeba, da Sabesp, água para abastecimento dos municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba, Arujá, parte de Guarulhos e bairros da zona leste de SP.

29/01/2014

Nível do sistema de abastecimento


Alto Tietê é o mais baixo desde 2006

Volume de 45,1%, desta quarta é normal para a época do ano, diz Sabesp.
Última vez que a capacidade esteve abaixo de 45,1% ocorreu em 2006.

Willian AlmeidaDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano
O nível do Sistema Alto Tietê, responsável por garantir o abastecimento de água nas cidades de Suzano, Mogi das CruzesFerraz de VasconcelosPoáItaquaquecetubaArujá, é o menor dos últimos oito anos para o dia 29 de janeiro. Segundo o banco de dados do site da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), as represas operam com 45,1% da capacidade.
Levantamento feito pelo G1 mostra que a última vez que o nível das represas do Sistema Alto Tietê esteve abaixo do nível desta quarta-feira (29) foi em janeiro de 2006, quando operava em 43,8%.
  • SISTEMA ALTO TIETÊ
CAPACIDADE
 
ANO
45,1 %2014
53,4%2013
63,1%2012
79,7%2011
89,1%2010
45,6%2009
46,2%2008
65,9%2007
43,8%2006
39,6%2005
19%2004
42,9%2003
Fonte: Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp)
Apesar do volume abaixo da metade, a Sabesp afirma que não há com o que se preocupar. De acordo com a companhia, a capacidade desta quarta é considerada normal para esta época do ano.
Nos últimos onze anos, além deste ano, o sistema operou abaixo dos 50% da capacidade em 2013, 2009, 2008, 2006, 2005, 2004, quando o nível chegou a apenas 19%, e 2003 – não há dados de anos anteriores.
Informações do Departamento de Águas e Energia Elétrica apontam que 4 milhões de pessoas das seis cidades da região, mais alguns bairros da região leste da capital paulista e parte deGuarulhos, usufruem da produção de água do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), composto pelos reservatórios Ponte Nova, no limite entre Salesópolis e Biritiba Mirim; Jundiaí, em Mogi das Cruzes; Taiaçupeba, no limite de Mogi das Cruzes eSuzano; Biritiba, no limite de Biritiba Mirim e Mogi; e Paraitinga, em Salesópolis. 
Chuva
O levantamento também mostra que a pluviometria – quantidade de chuva que caiu na região – acumulada neste mês, até esta quarta, é de 187,7 milímetros e está 31% abaixo da média histórica de janeiro, de 246,6 milímetros.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Bom acho imprescindível conseguirmos uma solução plausível com relação aos nossos rios, e mananciais, e protege-los a todo custo. Acho importante conscientizar a população a ter amor pela natureza. Nossas crianças deveriam ter matérias exclusivas em sala de aulas exclusivo sobre preservação, inclusive as excursões de escolas poderia ser diferentes, ao invés de levarem a locais caros impossibilitando que muitos alunos participem pelo alto custo, o Governo, a Prefeitura poderia incentivar disponibilizar recursos para excursões ecológica e plantação de arvores apropriadas nas cabeceira e ao longo dos rios. A vegetação em torno das nascentes funciona como barreira viva na contenção da água proveniente das enxurradas.
    Alguns exemplos de plantas como: Guapuruvu, bracatinga, orelha-de-negro, amoreira, pitanga, alecrim e sibipiruna são exemplos de espécies pioneiras, ou seja de ciclo de crescimento rápido que produzem uma grande quantidade de sementes, facilitando assim a renovação natural da área plantada, já que possuem duração máxima de 20 anos. Exigem muita luz solar e servem para fazer sombreamento para as espécies clímax .
    Uma outra maneira seria a construção de cercas, fechando a área da nascente, num raio de 30 a 50 metros a partir do olho d’água: evita a entrada dos animais e por conseguinte o pisoteio e compactação do solo.
    Acho importante os órgãos responsáveis já que tem o poder e recursos nas mãos mobilizar nossos jovens já que nossos pais não incentivarão, por isso hoje estamos nos caos.

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer o que nosso pais não fizeram, cuidar também é forma de amar o próximo como a si mesmo...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br