Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de janeiro de 2014

FRUTAL (MG), CIDADE DAS ÁGUAS UNESCO HIDROEX SERÁ SEDE DO INSTITUTO NACIONAL DA ÁGUA NO SUDESTE

Cidade das Águas será sede sudeste do INA






Cidade das Águas Unesco Hidroex será sede do Instituto Nacional de Águas no Sudeste. Instituição do Estado foi escolhida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi assinado ainda protocolo para implantação de centro de turbina a gás em Uberaba

A Cidade das Águas Unesco Hidroex, instituição do Governo de Minas Gerais, vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), será sede da região sudeste do Instituto Nacional de Águas (INA), organismo recentemente aprovado pelo Congresso nacional e que aguarda sanção presidencial.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23/01), em Frutal, no Triângulo mineiro, na sede da instituição, pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, juntamente com a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Na mesma solenidade foram formalizadas as articulações para que a Cidade das Águas deixe de ser centro de categoria II da Unesco e se transforme em categoria I.

"Minas dá exemplo no estabelecimento de uma política para a gestão de nossos recursos hídricos. Estaremos com o INA somando a este esforço. Se antes éramos apenas apoiadores, agora iremos investir maciçamente neste projeto", afirmou o ministro Raupp.

A secretaria Renata Vilhena destacou a responsabilidade de Minas Gerais no gerenciamento e gestão dos recursos hídricos. O secretario Narcio Rodrigues destacou a grande contribuição que grandes instituições deram para a implantação da Cidade das Águas, lembrando que ele está se consolidando num grande centro de pesquisa de recursos hídricos com importantes parceiros internacionais. "Este projeto não é local, não é só de Minas. Ele é para o Brasil. Para o mundo. Atualmente com a Cidade das Águas, o Brasil é o único país que integra o grupo dos Brics que vem tratando do tema água com esta seriedade", acrescentou.

Ele ressaltou também a contribuição do Ministério da Ciência e da Tecnologia e do governo Federal, lembrando que a introdução do INA junto ao Hidroex, habilita o instituto a conquistar a caracterização de centro de categoria I da Unesco. Atualmente existe apenas outro centro com esta avaliação, na Holanda.

Participaram da reunião, além do prefeito em exercício de Frutal, Frontino Esio Santana; o reitor da Unesco-IHE da Holanda, András Szollosl-Nagy; o presidente da Unesco-Hidroex, Octávio Elísio e o subsecretario do Ministério, Arquimedes Diogenes Ciloni.

Turbinas a gás
O secretário Narcio Rodrigues e o ministro Marco Antônio Raupp assinaram ainda protocolo de intenções entre a União e o Governo de Minas para a implantação de um Centro de Turbinas a Gás, em Uberaba. A instituição de pesquisa será um dos polos do complexo Aeroespacial de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro.

"O Governo de Minas já garantiu R$14 milhões para a implantação do parque. Outros 15 milhões são fruto de emenda da bancada mineira ao orçamento e serão investidos na estruturação física do Centro", informou Narcio Rodrigues.

Assinaram o protocolo o ministro; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau e a vice-reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia de Assis Simões.
via Agência Minas

SAIBA MAIS


INA – Instituto Nacional de Águas

O Governo Federal está articulando, nesse momento, a criação do INA – Instituto Nacional de Águas. Coube ao Ministério de Ciência e Tecnologia a tarefa de fazer desse o 14° Instituto de natureza tecnológica existente na estrutura do Ministério e que deverá se dedicar exclusivamente a políticas públicas na recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos no Brasil.

Além de ser parceiro da ANA – Agência Nacional de Águas -, o INA vai se associar também à UNESCO na implantação dos Centros de Educação para as Águas de Itaipu e da Fundação HidroEX. Aliás, a sede do INA será subdividida em cinco – uma para cada região do País; a sede para a região Sul será em Itaipu e para a região Sudeste será junto ao HidroEX, na CIDADE DAS ÁGUAS DA UNESCO.

A decisão da criação do INA nasceu da necessidade do Governo Federal de estabelecer uma estrutura ligada à Ciência e Tecnologia capaz de agrupar iniciativas, conceber políticas públicas e implementar programas voltados para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Está claro que, com a má distribuição da água no País, a questão da gestão será um desafio a ser encarado pelo Governo e pela sociedade nos próximos anos. O INA vai garantir, também, o comprometimento de recursos orçamentários do Governo Federal para a implementação dessas ações.
Fonte: http://www.hidroex.mg.gov.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br