Muita água para poucos. Pouca água para muitos
gazetamercantil.com.br
23 de março de 2009 - Com apenas 2,5% de água doce existente no mundo e com o rápido crescimento da população mundial, não há duvida que a água seja o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo. No entanto, o que ocorre de maneira deflagrada é o desperdício de um lado e a escassez de outro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa gaste de 100 a 120 litros de água por dia, mas as cidades de Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam os maiores índices de consumo por habitantes do País (236, 226 e 221, respectivamente), chegando a ser o dobro do estipulado pela ONU, mesmo em meio à crises de abastecimento.
O que muitos não têm conhecimento é que nós podemos ajudar o meio ambiente e diminuir a conta no final do mês com um mecanismo muito simples e que começa a ser implantado cada vez mais em empresas e condomínios do Brasil: o medidor de água individualizada.
Atualmente, a maior parte dos condomínios possui um único ponto de medição de água. A partir dele é realizada a divisão da conta, que é feita igualmente entre todos os apartamentos. Até mesmo em grandes condomínios, que possuem diversos blocos, muitas vezes a medição é única para todos. Segundo levantamentos, a conta de água é a segunda maior no valor do condomínio. Consequentemente, este método mostra-se injusto em muitos casos.
O sistema de medição individualizada de água funciona por meio da telemetria, ou seja, é feita uma coleta de informações sobre o consumo de cada condômino e esta é enviada remotamente via GPRS a administradora. Desta forma, as informações podem ser conferidas pela internet diariamente, tanto pela própria administradora do condomínio como pelo síndico do prédio.
O mecanismo constrói uma metodologia importante para a redução do desperdício, já que permite que cada condômino conheça o seu consumo e pague proporcionalmente ao mesmo. Sua utilização gera uma mudança de hábitos, levando à redução do desperdício de água e a uma série de outros benefícios. Estima-se que o mecanismo leve a uma economia imediata de 20%, podendo, em alguns casos, chegar a 40%, já nos primeiros três meses após sua adoção.
Do lado dos administradores de edifícios, o sistema é muito benéfico, pois permite identificar vazamentos internos nos apartamentos que poderiam levar a perdas de água durante dias, meses e até anos. No sistema coletivo é difícil saber em qual apartamento há vazamentos ou quem estava gastando mais. Já com o medidor individualizado, na primeira conta, já se detecta se algum apartamento apresenta irregularidades.
Gastar mais de 120 litros de água por dia é desperdiçar nossos recursos naturais e também dinheiro.
A saber: o destino da água em uma casa no Brasil é de 17% para consumo (cozinhar, beber), 65% para higiene (banho, escovar os dentes), 4% para lavagem de roupa, 9% para outros fins, como lavagem de carro, e, finalmente, 5% para descarga de banheiro.
Vamos fazer alguma coisa antes que seja tarde demais?
(Marco Aurélio Teixeira - Gerente de medição de água - Gazeta Mercantil).
Fonte: Site Tratamento de Água
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
voce sabia que 1litro de oleo polui um milhao de litros de agua!
ResponderExcluir