Pode ser criado Parlamento Mundial da Água
Publicado por www.aguaonline.com.br
27/3/2009
A possibilidade de criação
A possibilidade de criação do Parlamento Mundial da Água foi um dos temas debatidos em Istambul (Turquia), durante o 5º Fórum Mundial da Água. Se for criado, o novo parlamento vai discutir periodicamente assuntos relacionados à gestão das águas do planeta.
A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que participou do evento, afirmou que o parlamento poderá ser o instrumento para que todos os países adaptem sua legislação às exigências para o uso racional da água. Segundo a deputada, também é preciso aproximar as legislações dos países e, posteriormente, aprovar uma convenção das Nações Unidas sobre a água. "Não adianta nada, por exemplo, nós termos muito cuidado com a bacia amazônica, se a Colômbia ou o Peru não tiverem esse mesmo cuidado."
O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que também participa do fórum, afirmou que a criação do parlamento permitirá uma discussão periódica sobre a gestão das águas, já que o fórum mundial só é realizado de três em três anos.
Para Mendes Thame, é necessário que os países debatam uma legislação para combater a poluição e estimular a preservação das águas. Outros temas que poderão ser debatidos no parlamento, segundo o deputado, são os investimentos necessários para prover a água como um direito de todos, e a conscientização ambiental.
De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água doce. Já o Brasil possui 12% da água doce do planeta, segundo a Agência Nacional de Águas.
Mendes Thame ressaltou que o Brasil possui uma legislação avançada sobre recursos hídricos, especialmente no que se refere aos comitês de bacia. O deputado afirma, no entanto, que é preciso avançar na implementação desses comitês.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br