O Águas do Alto Uruguai Convention & Visitors Bureau e o Centro de Informações Turísticas. É uma réplica do Jardim Botânico de Curitiba e um dos cartões-postais da cidade.
Pesquisador da UFSC disse que é preciso evitar desperdício e utilizar as tecnologias A II Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, que iniciou na terça-feira e termina somente no dia 31 de março, reuniu 28 instituições, entre órgãos públicos, organizações não-governamentais e empresas privadas, em torno de um tema só. Todos querem que a comunidade regional passe a tratar melhor a água e evite o desperdício. “Estamos no limite do consumo das águas e o desperdício é grande. O consumo acima de 200 litros de água potável por dia, por habitante, não tem condições de atender”, informou Paulo Belli Filho, do Depto. De Eng. Sanitária e Ambiental da UFSC. A semana, patrocinada pelo Projeto de Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA), que por sua vez é financiado pela Petrobrás Ambiental, mostrou na quarta-feira que cuidar da água passa pelo melhor aproveitamento da chuva. O TSGA pagou a instalação de cisternas nas escolas Romeu de Sisti, em Planalto, e Marechal Deodoro da Fonseca, no centro de Concórdia. “Coletar a água da chuva significa preservar a água e amenizar o perigo de enchentes”, explicou Paulo Belli, também coordenador estadual do TSGA. Opções da Semana da Água
Gina Pontes
Programa da Petrobrás instalou duas cisternas em escolas de Concórdia
As cisternas já estão fornecendo água para os banheiros das duas escolas. A água da chuva também é usada para a lavagem de calçadas e irrigação de jardins e hortas. “Mostramos nessas duas escolas que existem tecnologias para amenizar o problema da falta da água. Que nosso problema não é de falta de tecnologia. Falta somente a vontade da população e dos governos de usar essas tecnologias para preservar a água”, disse Paulo Belli.
Uso da água
A abertura oficial da Semana da Água aconteceu na noite de quarta-feira, na UnC. O tema debatido na noite do evento foi a necessidade urgente de saneamento básico nas cidades catarinenses. Ontem aconteceu o seminário “A Educação Ambiental e a Gestão da Água”, no auditório da ACCS. Para hoje, está previsto outro seminário, só que na Embrapa Suínos e Aves. A partir das 9h da manhã será discutido “O Uso da Água no Meio Rural”. Os principais palestrantes são o geólogo Marcos Alexandre de Freitas e o botânico Ademir Reis.
- Trilha das Águas, dia 25 de março, na Praça Dogello Goss, às 8h.
- Visita ao Parque Fritz Plaumann, no dia 28 de março.
- Palestras sobre Uso Racional da Água na comunidade de Presidente Castello Branco, dias 30 e 31 de março
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br