
O Águas do Alto Uruguai Convention & Visitors Bureau e o Centro de Informações Turísticas. É uma réplica do Jardim Botânico de Curitiba e um dos cartões-postais da cidade.
Pesquisador da UFSC disse que é preciso evitar desperdício e utilizar as tecnologias
A II Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, que iniciou na terça-feira e termina somente no dia 31 de março, reuniu 28 instituições, entre órgãos públicos, organizações não-governamentais e empresas privadas, em torno de um tema só. Todos querem que a comunidade regional passe a tratar melhor a água e evite o desperdício. “Estamos no limite do consumo das águas e o desperdício é grande. O consumo acima de 200 litros de água potável por dia, por habitante, não tem condições de atender”, informou Paulo Belli Filho, do Depto. De Eng. Sanitária e Ambiental da UFSC.
Gina Pontes
Programa da Petrobrás instalou duas cisternas em escolas de Concórdia
A semana, patrocinada pelo Projeto de Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA), que por sua vez é financiado pela Petrobrás Ambiental, mostrou na quarta-feira que cuidar da água passa pelo melhor aproveitamento da chuva. O TSGA pagou a instalação de cisternas nas escolas Romeu de Sisti, em Planalto, e Marechal Deodoro da Fonseca, no centro de Concórdia. “Coletar a água da chuva significa preservar a água e amenizar o perigo de enchentes”, explicou Paulo Belli, também coordenador estadual do TSGA.
As cisternas já estão fornecendo água para os banheiros das duas escolas. A água da chuva também é usada para a lavagem de calçadas e irrigação de jardins e hortas. “Mostramos nessas duas escolas que existem tecnologias para amenizar o problema da falta da água. Que nosso problema não é de falta de tecnologia. Falta somente a vontade da população e dos governos de usar essas tecnologias para preservar a água”, disse Paulo Belli.
Uso da água
A abertura oficial da Semana da Água aconteceu na noite de quarta-feira, na UnC. O tema debatido na noite do evento foi a necessidade urgente de saneamento básico nas cidades catarinenses. Ontem aconteceu o seminário “A Educação Ambiental e a Gestão da Água”, no auditório da ACCS. Para hoje, está previsto outro seminário, só que na Embrapa Suínos e Aves. A partir das 9h da manhã será discutido “O Uso da Água no Meio Rural”. Os principais palestrantes são o geólogo Marcos Alexandre de Freitas e o botânico Ademir Reis.
Opções da Semana da Água
- Trilha das Águas, dia 25 de março, na Praça Dogello Goss, às 8h.
- Visita ao Parque Fritz Plaumann, no dia 28 de março.
- Palestras sobre Uso Racional da Água na comunidade de Presidente Castello Branco, dias 30 e 31 de março
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br