Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2009

NOVO EPISÓDIO NA GUERRA DA ÁGUA NO ORIENTE


ANP exige que Israel assine convenção ONU para ter acesso água

A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) exigiu hoje que Israel assine a Convenção da ONU sobre a Lei de Uso Não-Náutico de Cursos de Água Internacionais de 1997 para que os palestinianos possam ter um acesso digno à água.

O chefe do departamento da água da Autoridade Palestiniana, Shaddad Attili, explicou no Fórum Mundial da Água, em Istambul, que a situação dos 4 milhões de palestinianos que vivem na Cisjordânia e na Faixa de Gaza é «terrível», devido ao controlo israelita sobre os recursos hídricos.

A convenção obriga os países signatários a distribuir de forma equitativa os recursos hídricos partilhados e a cooperar nas matérias relacionadas com a água.
A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) manifestou o seu apoio à Convenção, que até agora foi assinada por 16 países e entrará em vigor quando houver 35 Estados signatários.

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, explicou que «a convenção (...) é aplicável à água doce partilhada na bacia do Rio Jordão e a outros recursos hídricos além das fronteiras».
A delegação palestiniana criticou o facto de Israel ser o único país da região da bacia que não assinou o texto da ONU.

Segundo a ANP, cerca de 250 mil palestinianos na Cisjordânia e 50 mil em Gaza não têm acesso à água corrente, enquanto os outros têm acesso limitado, devido aos contínuos cortes no abastecimento.
Segundo análises das agências da ONU, apenas entre 10% e 20% da água em Gaza é potável, devido às infiltrações de água marinha e de que quase toda a infraestrutura estar inutilizada desde os últimos conflitos.
«Não só precisamos de dinheiro para reconstruí-la, mas também a garantia de que Israel não a destruirá em dois minutos», disse Attili.

O consumo de água nos territórios palestinianos é de 78 litros por pessoa/dia, menos do que a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 100 litros, e quatro vezes menor do que em Israel.

«Os palestinianos não deveriam ser forçados a esperar até que haja um acordo de paz para que possam utilizar a sua legítima porção dos recursos aquáticos além das fronteiras», disse Abbas.
Fonte: Diário Digital /Site Tratamento de Água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br