Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de março de 2009

SABESP INVESTE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA : BIOGÁS À PARTIR DO LIXO E DO LODO DO ESGOTO


Sabesp na produção de biogás

31.03.2009 - Antonio Carlos Sil
Portal Energia Hoje

A Sabesp está em tratativas com a prefeitura de São João da Boa Vista (SP) para implementação de projeto de aproveitamento energético a partir de lixo de aterro sanitário. A recente regulamentação da Lei 11.445/07, novo marco regulatório do setor de saneamento, colocou essa oportunidade de negócio ao alcance das companhias de tratamento de água e esgoto.

A empresa contudo, ainda quer ganhar mais experiência no segmento. “Ainda não temos a experiência necessária para atuar de imediato nesse segmento”, justifica o assessor de Meio Ambiente da presidência da Sabesp, Mateus Morgado,.

O investimento em geração de energia está em linha com a estratégia da Sabesp de trabalhar diretamente com gestão e produção de energia.

A empresa executou um plano de longo prazo focado em eficientização que reduziu suas despesas com aquisição de energia, principalmente em estações de bombeamento. Além disso, fez também levantamento de potencial para a instalação de PCHs junto ao complexo de tratamento de água do Guaraú, localizado ao pé da Serra da Cantareira.

Em parceria com o Centro Nacional de Referência de Biomassa da Universidade de São Paulo (Cenbio/USP), a Sabesp também testou microturbinas movidas a biogás de esgoto na estação de tratamento de Barueri, junto ao rio Tietê. Esse projeto pode também ser retomado, informa Morgado. (A.C.S.) Fonte: Portal Energia Hoje

Sabesp pode produzir biogás com lodo de esgoto (2008)
A produção é feita por equipamentos conhecidos como biodigestores anaeróbicos e transmitido por tubulações. VEJA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br