Um pedido de vista adiou para o dia 14 de abril a decisão sobre a aprovação do Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia. A reunião extraordinária, realizada nesta quinta-feira (26), para debater o plano foi convocada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, presidente do órgão.Minc defendeu a aprovação do plano, alertando para sua urgência para o desenvolvimento do País e lembrou sua ampla aceitação entre os conselheiros presentes à Plenária.
O ministro discorreu sobre a importância do estudo de alto nível, alertando que a combinação do plano com outros estudos pode implementar a irrigação de áreas propiciando o aumento da produção de alimentos e seu barateamento.O Plano, construído pela Agência Nacional de Água (ANA), tem entre seus objetivos a elaboração de um diagnóstico sobre as potencialidades hídricas e demandas de usos da bacia; a definição do plano de investimentos para as ações de recursos hídricos; e a identificação de conflitos entre ações e atividades desenvolvidas pelos setores usuários de água e as medidas necessárias à conservação ambiental, que possibilite a compatibilização e mediação de conflitos.
A elaboração do Plano Estratégico da Bacia Tocantins/Araguaia foi iniciado em 2005. A área ocupada pela bacia abrange um território de cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 11% do território nacional. Ela cobre todo o estado do Tocantins e abrange parte do território dos estados de Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará e do Distrito Federal.Na reunião, foi lançada a publicação Relatório de Conjuntura da Agência Nacional de Águas (ANA). O documento apresenta estudo aprofundado dos recursos hídricos brasileiros e, de acordo com o presidente da ANA, José Machado, mostra o real estado da arte dos recursos hídricos no País.
(Fonte: Suelene Gusmão/ MMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br