Projeto Grátis de Recuperação de Mata Ciliar
Tenho falado bastante sobre a recuperação dos rios e córregos da nossa região, falei sobre o degradamento das margens seja por chuvas ou por produtores rurais. Sei que o problema é o mesmo em praticamente todos os rios e ribeirões Brasil afora. Por onde quer que se passe, vemos abusos no uso das margens dos rios e a destruição da sua mata ciliar.
Buscando informações e encontrei um tutorial de Projeto para Recuperação da Mata Ciliar, uma iniciativa do Comitê da Bacia do Itajaí
O tutorial é simples e interessante. Você começa escolhendo através de fotos se pretende recuperar uma nascente de rio ou um curso de rio, depois escolhe o tipo de margem, tipo de solo das margens, problemas encontrados, tipo de leito do entre outras coisas. Então, sempre através de fotos como a que mostro aqui, o tutorial lhe sugere alguns projetos de recuperação, chegando a lhe dizer quais espécies de árvores e vegetação seria ideal para a recuperação do local. Realmente muito simples e funcional. Basta por mãos à obra.
Fiquei imaginando as margens dos rios que tenho frequentado aqui em Indaial (SC), será que os donos das propriedades por onde eles passam, produtores que plantam trato de gado e roças praticamente dentro do rio, permitiriam que se plantassem árvores a 3 metros da margem? Será que teriam tal sensibilidade?
Fonte: Junior - Blog Decolando
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Olá Professor,
ResponderExcluirMuito bacana ver mais uma referencia aqui. Acho esse assunto de suma importância pois a recuperação da mara ciliar em pequenos cursos de água vão garantir a sua existência, consequentemente garantindo o fluxo de água aos cursos maiores.
Um grande abraço
Estou procurando uma assistencia para realizarmos um projeto parecido com esse que vc realizou> Somos de uma associação de rizicultores e queriamos realizar um reflorestamento na mata ciliar da nossa regiao onde plantamos.
ResponderExcluirentre em contato conosco se poder ajudar>
arivalerizicultura@hotmail.com
Olá Luciana,
ResponderExcluirObrigado por seu interesse em garantir a recuperação da mata ciliar de seus cursos d' água.
Por favor, envie email para o Comite do Itajaí (http://www.comiteitajai.org.br/hp/index.php?secao=8) com seu endereço, sua cidade e demais informações sobre o que realmente estão precisando e creio que eles vão ajudá-los.
Abçs
Prof. Jarmuth
Equipe SOS Rios do Brasil
BOM DIA AMYRA!!!
ResponderExcluirGOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELO BLOG, É SIMPLESMENTE MAGNIFICO.
EU SOU MORADORADORA E VEREADORA DE JOÃO NEIVA ES,NÓS VIVEMOS MOMENTOS MUITOS DIFÍCEIS POR CAUSA DE VÁRIAS ENCHENTES QUE TIVEMOS.
ACONTECE QUE JOÃO NEIVA FOI MAL CONSTRUIDA E NÃO PLANEJADA, TEM VÁRIAS CONSTRUÇÕES NA ÁREA DO RIO E NÃO É CONVENIENTE MEXER, POIS SE ISSO ACONTECESSE A CIDADE DEIXARIA DE EXISTIR.
ALÉM DISTO O RIO ESTÁ TOTALMENTE POLUIDO, CHEIOS DE ENTULHOS, LIXOS, ASSOREADO E ETC.
JÁ FIZEMOS VÁRIAS REUNIÕES, INCLUSIVE COM O PROMOTOR PÚBLICO. A UNICA COISA QUE EU VI ACONTECER FOI A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL BALA, A RETIRADA DA PONTE VELHA NA BR 101 ESTÁ EM FASE DE ANDAMENTO.
RESUMINDO TUDO ISTO, PARA QUE AGENTE COMECE UM TRABALHO EFETIVO DE RECUPERAÇÃO DE RIOS E PREVENÇÃO A ECHENTES PRECISAMOS DA AVALIAÇÃO DE UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ÁREA, MAS TUDO ISTO CUSTA DINHEIRO, E NÓS SOMOS UM MUNÍCIPIO COM POUCA ARRECADAÇÃO.
POR FAVOR ME DE UM CONSELHO, UMA LUZ, PELO MENOS DE ONDE COMEÇAMOS.
DEUS OS ABENÇÕES!!!
ENILDA MARTINS DE ARAUJO
Cara Enilda,
ResponderExcluirVeja se o pessoal do Comite do Itajaí (http://www.comiteitajai.org.br/hp/index.php?secao=8) pode lhe dar uma mão e umas orientações.
Vamos criar na coluna PESQUISA ESCOLAR um item sobre mata ciliar e disponibilizar várias cartilhas e links sobre projetos de recuperação de mata ciliar.
Veja estas:
1. Cartilha Planejando Propriedades e Paisagens
http://www.apremavi.org.br/cartilha-planejando
2. CILIOS DO RIBEIRA - RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR
http://www.ciliosdoribeira.org.br/files/cartilha.pdf
3. PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES
NO ESTADO DE SÃO PAULO
http://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/Sigam2/Repositorio/126/Documentos/Eventos/2004_7_ObtencaoRecursos_2004.pdf
Espero tê-la ajudado,
saudações eco-fluviais,
Prof. Jarmuth