Estudo vai ajudar a estabelecer metas de conservação do litoral brasileiro
Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil - 20/03/2009
Rio de Janeiro - Um novo estudo com informações sobre a costa brasileira foi lançado hoje (20), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), zona norte do Rio.
O Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil conta com 241 páginas com imagens de satélites e informações sobre níveis e combinações de análise de impactos na costa brasileira.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou do lançamento, a publicação irá ajudar as diferentes esferas de governo a estabelecer metas de conservação, regulamentação e controle do litoral.
“A vida marinha está há muito ameaçada. Nós só temos 0,5% de área protegida, contando a plataforma marinha. Cada vez há mais portos, petróleo, turismo, aumento da população no litoral, da pesca. Por isso é fundamental um macrozoneamento da costa marinha para que as autoridades incorporem esse diagnóstico no planejamento de seu litoral”, disse o ministro.
A primeira e última publicação do macrodiagnóstico do litoral é de 1996. A nova versão conta com atualizações nas áreas de geomorfologia, dinâmica populacional, potencial de risco natural e social, potencial de risco tecnológico, zona econômica exclusiva de óleo e gás, biodiversidade costeira e marinha e gestão costeira.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br