Em março, o boto-rosa é capa de Terra da Gente
Envolverde - 20/03/2009
O lendário conquistador de moças encanta turistas na Amazônia, mas ainda morre para servir de isca e amuleto sexual. Também em pauta a revisão do Código Florestal Brasileiro, urucum, beija-flores, Namíbia e o ‘fly fishing’
Campinas (SP) – A edição 59 da revista Terra da Gente traz na reportagem de capa mais um minucioso trabalho do jornalista Dirceu Martins, agora sobre o simpático boto-cor-de-rosa, o cetáceo de água doce mais conhecido da Amazönia. O repórter subiu o rio Negro até uma base no rio Ariaú, a 60 quilômetros de Manaus (AM), para ver os botos de perto e escrever o texto que ocupa oito páginas e está ilustrado por belíssimas fotos.
Com o título Sorriso de Gente, Simpatia Animal, Martins fala sobre o comportamento dócil, amistoso e inteligente do boto, que atrai todo tipo de gente e já movimenta o turismo de observação. O mesmo comportamento dócil, no entanto, o transforma em alvo de tradições cruéis, que vão da caça para uso como isca até a retirada dos olhos e genitais, que a fantasia popular reputa serem ‘amuletos’..
Logo depois, na página 26, vem O ouro vermelho, de autoria do jornalista Valdemar Sibinelli. Ele mostra que o urucum é um corante natural de usos múltiplos, trazendo benefícios para a saúde do consumidor quando substitui corantes artificiais em alimentos ou mesmo ao ser usado em cosméticos. O urucum faz história desde o Descobrimento do Brasil, quando foi descrito como um dos tesouros dessas terras na Carta de Pero Vaz de Caminha a D. Manuel, rei de Portugal em 1500.
Na seção Observador, o diretor de redação Ciro Porto prova que nenhuma ave é capaz de fazer coisas que os beija-flores fazem (Dançarinos de luz própria, pág. 32). As habilidades de voo que essas aves possuem – parar no ar, virar 360 graus e voar de marcha a ré – servem apenas para começar a conversa.
A editora executiva Liana John foi a campo para desvendar o Código Florestal Brasileiro (O código da controvérsia, pág. 36), cuja revisão em andamento mobiliza políticos de todos os escalões e, ao mesmo tempo, deixa os produtores rurais desorientados. Terra da Gente se concentra em ações práticas e positivas, em busca da conciliação entre produção agropecuária e conservação ambiental. Não perca!
Na página 50, começa a aventura do repórter Paulo Gonçalves pela Namíbia (África em letras maiúsculas). São 10 páginas ricamente ilustradas, com as dunas mais altas do mundo, um dos maiores cânions, os últimos povos nômades e paisagens fantásticas. Gonçalves percorreu mais de 2 mil km de estradas e caminhos de areia no país, localizado na África Austral e descoberto em 1486 pelos navegadores portugueses Diogo Cão e Bartolomeu Dias.
Na seção Caminho do Meio, na página 69, A benção das águas resume o magnífico trabalho da Associação Mata Ciliar. Com cursos técnicos, recursos da Petrobras Ambiental e apoio de prefeituras, Casas de Agricultura, escolas e produtores rurais, essa ONG investe na capacitação de proprietários de terras para recuperar nascentes e matas no interior de SP.
Aos pescadores, a repórter Helen Sacconi conta como é difícil e fascinante começar a pescar na modalidade fly fishing (A arte de aprender com as moscas, 71). Trata-se de uma das técnicas mais bonitas de pesca esportiva. Helen foi até Nova Olinda do Norte, no centro do estado do Amazonas e navegou 25 horas até chegar a uma pequena praia de areia fina e clara do rio Sucunduri, afluente do Madeira. Se você quer saber mesmo o que é o fly fishing, Terra da Gente 59 já está nas bancas. Confira, pois ainda tem muito mais.
Sobre a Terra da Gente
Nascida da versão TV de um programa homônimo produzido há doze anos, Terra da Gente tornou-se a primeira publicação impressa do País focada exclusivamente em conservação ambiental e promoção de conhecimento sobre a biodiversidade. A revista leva ao leitor uma visão de especialistas sobre o mundo natural e propõe discussões sobre a proteção aos recursos naturais e ecossistemas, com a utilização de um farto acervo fotográfico e rico projeto gráfico-editorial.
De periodicidade mensal, Terra da Gente conta com tiragem de 25 mil exemplares. http://www.terradagente.com.br
(ISOSRiosBr/Envolverde/Terra da Gente)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br