Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2009

AQUECIMENTO CLIMÁTICO E A ESCASSEZ DE ÁGUA DUAS AMEAÇAS PARA MILHÕES NA TERRA

As águas do mundo

Enquanto a crise financeira continua atacando em toda parte, fazendo explodir um banco aqui, deixando no olho da rua 10 mil operários ali, inimigos mais discretos prosseguem com seu trabalho de desagregação das sociedades. Entre esses inimigos está a falta de água.

É possível que daqui a 50 anos todas as pequenas desgraças atuais pareçam inofensivas comparadas a duas grandes calamidades: o aquecimento climático e a escassez de água, cuja gravidade mal começamos a avaliar.

É esse o tema do fórum que reúne 15 mil pessoas em Istambul, Turquia. Em linhas gerais, eis um panorama que deve pôr medo: 340 milhões de africanos não têm acesso à água potável. Em 2030, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, 5 bilhões de seres humanos sofrerão o mesmo destino. A falta de água é portanto um "vírus" tão devastador quanto a AIDS. Todo ano morrem 3 milhões de pessoas por falta de água potável.

E não é apenas a saúde. Há também a alimentação. A agricultura consome água. Setenta porcento da água disponível destina-se à agricultura e essa proporção se elevará para 90%.

O ar e o clima têm um status internacional. Eles constituem o "bem comum da humanidade". O mesmo não acontece com a água. Ela é administrada pelos países, o que é absurdo, considerando que é frequentemente partilhada por vários deles.

Na China, a barragem monumental das Três Gargantas deverá massacrar territórios do tamanho da França. No Oriente Médio, o Eufrates, o grande rio da antiga Babilônia que irrigava, ao que se conta, o Paraíso Terrestre, foi gravemente afetado por uma barragem. A cidade de Halfeti, conhecida desde o 3º século antes de Cristo, está agonizando.

Muito frequentemente a construção de barragens afeta países que, na realidade, são inimigos ferrenhos. É o que ocorre principalmente no Oriente Médio, com o Jordão, outro rio místico e sagrado, porque teve papel essencial na História de Deus. Suas águas irrigam ambas as partes do conflito israelense-palestino.

* Giles Lapouge é correspondente em Paris

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br