Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2010

SOS RIO SALGADO - REGIÃO DO CARIRI - CEARÁ

Rio Salgado - Fotos Lavras - Blog de Lavras

A Morte do Rio Salgado

A Morte do Rio Salgado
Por Luiz Domingos de Luna

É urgente uma política de conscientização sobre a importância da relação entre o homem e seu espaço geográfico, pois, o nível de harmonia entre os seres vivos e o meio ambiente é condição básica para a continuidade da vida no planeta.

Este artigo é um sinal de alerta para que as autoridades, as instituições e a sociedade como um todo possam refletir que o progresso, a ocupação humana de forma desordenada e a interatividade social, sem uma preocupação com o meio ambiente, sem uma política consistente de avaliação sobre os ecossistemas, e principalmente, sobre a agressão gratuita ao rio Salgado pode se converter numa situação irreversível e danosa a toda a população da região do Cariri; com implicações devastadoras para todo o sul do Estado do Ceará.

Os Impactos ambientais causados pela violência com o rio Salgado, já são visivelmente sentidos pela diminuição e até mesmo extinção da fauna fluvial e da flora ciliar, pois ao primeiro contato com os habitantes mais antigos que viveram toda sua vida ao lado do leito do rio, se observa, um clima de saudosismo, tristeza, onde enumeram inúmeras espécies de peixes, aves e vegetação que já não existem e muitas vezes são raros os exemplares que até bem pouco tempo existiam em abundância.

O rio Salgado é uma prova viva da rapidez de destruição deste ecossistema tão importante e vital para a nossa região. As recentes enchentes, onde centenas de casas, pontes e barragens, foram destruídas pelo rio Salgado (janeiro/fevereiro, 2008) é uma reação violenta da natureza, quando esta, é agredida gratuitamente, sem nenhum planejamento, sem nenhum estudo científico prévio, e quando é tratada sem seriedade pelo homem.

Enquanto a água está sendo reconhecida mundialmente como o bem mais precioso do século, o rio Salgado está morrendo, pois os dejetos e resíduos doméstico, industriais, hospitalares e públicos estão sendo despejados no rio que corta os municípios de Crato-Ce, Juazeiro do Norte-Ce, Barbalha, Brejo Santo, Mauriti, Missão Velha, Milagres, Caririaçu, Aurora, Lavras da Mangabeira, Cedro e Icó desembocando no Rio Jaguaribe abaixo do açude Orós, {após a ponte de Piquet Carneiro} ao longo deste percurso o Salgado é poluído e como consequencia contamina o lençol freático da região.

O Rio Salgado necessita urgentemente de uma limpeza geral e uma despoluição completa, pois além de ser fonte de vida para as comunidades ribeirinhas, é também centro da produção agropecuária no sul do Ceará.

Rio Salgado - Boqueirão de Lavras

LEIA MAIS:

Monografia: A Morte do Rio Salgado

www.livrodigitalartigosdeluizdomingos.blogspot.com

A Morte do Rio Salgado - Por Luiz Domingos de Luna*-

Boqueirão de Lavras / Lavras da Mangabeira - Rio Salgado

Rio Salgado
Comprimento308 km
NascenteSerra do Araripe, Crato, CE
Altitude da nascente
Fozrio Jaguaribe, Icó, CE
Área da bacia
Afluentes
principais
rio Batateiras, rio Granjeiro, Riacho do Saco, Riacho Lobo, rio Carás,Riacho São José, rio Missão Velha,Riacho dos Porcos, Riacho do Cuncas, Riacho Olho D’água,Riacho Rosário e Riacho São Miguel
País(es) Brasil
Fonte: Wikipédia/Rio Salgado

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Prezado Prof. Jarmuth, fiquei por demais feliz e lisonjeado em ter a minha Monografia postada no cartal postal de defesa das bacias fluviais do Brasil - O Blog SOS Rios do Brasil- Educação ambiental e preservação hidrica, com certeza terá sempre o meu incentivo e aprovação, razão esta de enviar o link de minhas obras completas, para, em sendo oportuno para você, postagens em blogs, sites e outro afins, para mim é sempre motivo de alegria e contentmento.
    Luiz Domingos de Luna
    Procurar na web
    Obras completas Link:
    https://sites.google.com/site/luizdomingosdeluna/

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão Luiz Luna,

    Nós procuramos na medida do possível e dentro de nossas limitações cobrir as mais diversas partes do país divulgando aqueles que de alguma forma estão procurando salvar nossos rios.

    Seu trabalho é muito bom e serve de modelo e incentivo para que outros estudiosos/pesquisadores e estudantes de graduação façam trabalhos sobre suas bacias hidrográficas, seus problemas, suas possíveis soluções!

    Se tiver fotos, vídeos, reportagens (links) e novidades sobre o Rio Salgado, envie para publicação no Blog.

    Um grande abraço e vamos conclamar a população da região do Cariri para sair em defesa do Rio Salgado.

    Prof. Jarmuth/SOSRiosBr

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho do blog na defesa dos Rios! Me senti representado nesse texto. Nasci e cresci na margem do Rio Salgado em Lavras da Mangabeira. E me dói ver tão maltratado o Rio em que aprendi a nadar, cultivar hortaliças, trabalhar e estudar...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br