Les Eaux Souterraines - clique
Aquiclude: Rochas que apesar de terem uma grande porosidade, possuem uma permeabilidade baixa não permitindo que a água flua em seu meio. Elas se comportam como um meio impermeável. Um aquiclude apesar de armazenar água não pode ser chamado de aquífero. Exemplo de aquiclude são certas rochas vulcânicas que possuem muitos poros mas estes não se comunicam entre si. Estas rochas absorvem lentamente a água, mas não tem permeabilidade suficiente para permitir que a água possa fluir, como acontece com as camadas aquíferas.
Camadas de material argiloso também se comportam como aquiclude, pois possuem grande porosidade e baixa permeabilidade. Só que neste caso a água não consegue fluir porque os diâmetros dos poros são muito pequenos e a força de atração entre as moléculas de água e as partículas argilosas é suficientemente grande para evitar a ação da força de gravidade. A água só poderá se mobilizada se alguma pressão for exercida sobre a camada argilosa, que é o que acontece na diagênese e no metamorfismo.
As formações geológicas de baixa permeabilidade que armazenam água, mas não permitem extração econômica, chamam-se aquitardes.
Aquitardes: são formações que armazenam água mas não a transmitem com facilidade (tipicamente argilas e folhelhos). Uma ou duas ordens de grandeza menos permeáveis que os aquíferos. Não são importantes do ponto de vista de produção de água mas podem ser do ponto de vista de poluição (concentrações muito pequenas, da ordem de partes por bilhão de benzeno ou organoclorados podem causar danos à saúde).
Fonte: Hidrologia Aplicada
Tenho uma dúvida, quais são as consequências para hidrologia quando se retira areia da várzea do rio, substituindo-a por outros produtos, tais como latossolo?
ResponderExcluirMeu e-mail é advalexander@ig.com.br.