Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2010

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE AQUICLUDES E AQUITARDES ?

Les Eaux Souterraines - clique



AQUICLUDES E AQUITARDES

Aquiclude: Rochas que apesar de terem uma grande porosidade, possuem uma permeabilidade baixa não permitindo que a água flua em seu meio. Elas se comportam como um meio impermeável. Um aquiclude apesar de armazenar água não pode ser chamado de aquífero. Exemplo de aquiclude são certas rochas vulcânicas que possuem muitos poros mas estes não se comunicam entre si. Estas rochas absorvem lentamente a água, mas não tem permeabilidade suficiente para permitir que a água possa fluir, como acontece com as camadas aquíferas.


Camadas de material argiloso também se comportam como aquiclude, pois possuem grande porosidade e baixa permeabilidade. Só que neste caso a água não consegue fluir porque os diâmetros dos poros são muito pequenos e a força de atração entre as moléculas de água e as partículas argilosas é suficientemente grande para evitar a ação da força de gravidade. A água só poderá se mobilizada se alguma pressão for exercida sobre a camada argilosa, que é o que acontece na diagênese e no metamorfismo.

As formações geológicas de baixa permeabilidade que armazenam água, mas não permitem extração econômica, chamam-se aquitardes.


Aquitardes: são formações que armazenam água mas não a transmitem com facilidade (tipicamente argilas e folhelhos). Uma ou duas ordens de grandeza menos permeáveis que os aquíferos. Não são importantes do ponto de vista de produção de água mas podem ser do ponto de vista de poluição (concentrações muito pequenas, da ordem de partes por bilhão de benzeno ou organoclorados podem causar danos à saúde).

Fonte: Hidrologia Aplicada


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Tenho uma dúvida, quais são as consequências para hidrologia quando se retira areia da várzea do rio, substituindo-a por outros produtos, tais como latossolo?
    Meu e-mail é advalexander@ig.com.br.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br