Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de novembro de 2011

7º DIÁLOGOS INTERAMERICANOS SOBRE AS GESTÕES DA ÁGUA - 13 A 19 NOV - MEDELIN - COLÔMBIA

                           Foto: Facilitadores vão atuar nas mesas de coordenação do Diálogo. Dilvulgação.


7º Diálogo une Américas em defesa dos recursos hídricos


Cecy Oliveira - direto de Medellín (Colômbia), a convite do D7.

As três Américas compartilham 1/3 dos recursos hídricos do mundo e mais da metade (56%) da energia elétrica que movimenta suas economias tem geração hidrelétrica. Chile e Argentina, por exemplo, compartilham mais de 20 bacias hidrográficas em um total de 4.500 quilômetros de fronteiras. Somente na Patagônia são 12 bacias transfronteiriças. No continente americano, um dos pontos de controvérsia é o compartilhamento da bacia do Rio Bravo, entre Estados Unidos e México.

Mas esse imenso patrimônio natural é também frágil e por décadas foi descuidado e contaminado a tal ponto que hoje algumas das maiores cidades do continente, como São Paulo e Cidade do México, enfrentam dificuldades crescentes para garantir o abastecimento a suas populações – o mais importante dos usos dos mananciais.

O despertar para a importância da gestão dos recursos hídricos, especialmente nas grandes bacias hidrográficas compartilhadas por vários países, como é o caso da Amazônica, da bacia do Rio Uruguai, entre tantas outras, foi a partir do marco referencial da Rio-92 quando os temas ambientais ganharam relevância mundial.

De 1993, data do 1º Diálogo Interamericano, que aconteceu em Miami (EUA) e onde surgiu a Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), essas reuniões tem se realizado, a cada três anos, em várias partes do continente e o tema da necessidade e importância da gestão dos recursos hídricos evoluiu a tal ponto que vários países já têm legislações específicas, planos nacionais e regionais e comitês de bacias em pleno funcionamento.

O trabalho em rede (networking), como o que é realizado pela RIRH, tem facilitado o intercâmbio de experiências e resultados de projetos, oferecendo um ambiente, mecanismos e ferramentas para disseminar lições aprendidas e boas práticas no gerenciamento de recursos hídricos, assim como encorajar a assimilação dessas lições para aprimorar políticas de gerenciamento de recursos hídricos nos países participantes.

No livro Governança Ambiental Global Charlotte Streck, ao falar sobre Redes Globais de Políticas Públicas como Coalizões para Mudanças diz que as redes são “parcerias que interligam diferentes setores e níveis de governança, agregando governos, organismos internacionais, corporações e a sociedade civil e oferecem um veículo capaz de incorporar diversas perspectivas, até mesmo de conhecimento local e participação das comunidades no processo de solução de problemas”.

Segundo o secretário executivo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos, o engenheiro e consultor venezuelano Alberto Palombo, “promover o trabalho em rede (networking), não é o mesmo que simplesmente ter uma “rede” para trabalhar. Essa tarefa exige um esforço adicional para chegar aos líderes (stakeholders), não somente com publicações e websites, mas promovendo o intercâmbio de experiências por meio da participação, e não simplesmente através da representação”. Neste contexto a RIRH tem buscado atuar como um fórum onde os interessados debatem como reaproveitar suas experiências de acordo com suas realidades locais, levando em consideração o uso sustentável e ótimo dos recursos de suas bacias, países, regiões, e finalmente, do hemisfério.


A evolução da RIRH
Logo no primeiro Diálogo a Rede Interamericana de Recursos Hídricos, através da OEA, solicitou aos governos das Américas para, oficialmente, nomearem representantes (pontos focais) para defender seus pontos de vista e políticas nas reuniões e eventos promovidos pela RIRH. Ao mesmo tempo, foram iniciadas parcerias com agências internacionais, comunidades de profissionais, universidades, outras redes e representantes do setor privado.

Nestes 18 anos de atividades a RIRH realizou seis Diálogos (Miami, Buenos Aires, Cidade do Panamá, Foz do Iguaçu, Montego Bay (Jamaica) e Cidade da Guatemala. Além disso, promoveu nove Cúpulas de Informação sobre Água, onde os temas principais são as tecnologias para promover o acesso e compartilhamento de informações sobre recursos hídricos. Mantém uma lista de discussão – Dialog-Agua - e um portal com nós regionais resultante da execução do Projeto Deltamérica. Participou ativamente dos Fóruns Mundiais da Água no México e na Turquia.

LEIA TAMBÉM:  
D7 busca identidade comum em torno da água

Mais informações sobre o D7 e a RIRH estão disponíveis em: http://d7.rirh.org.


Fonte: Revista Digital AGUAONLINE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br