Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2011

EM MEDELLÍN, NA COLÔMBIA ACONTECERÁ O SÉTIMO DIÁLOGO INTERAMERICANO SOBRE GESTÃO DAS ÁGUAS



Sétimo Diálogo Interamericano sobre Gestão das 


Águas, Medellín (Colômbia), 13-19 de novembro de


 2011

O que será o Sétimo Diálogo Interamericano sobre Gestão das Águas

Em Medellín (Colômbia), no dia 14 de novembro, estarão presentes na abertura do Sétimo Diálogo Interamericano sobre Gestão das Águas (D7) o Ministro da Habitação e Desenvolvimento Territorial, Frank Pearl, a presidente da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), Rondha Harris, o prefeito de Medellín, Alonso Salazar, o Diretor de Corantioquia, Luis Alfonso Escobar Trujillo, Ministros de Água e de Meio Ambiente, especialistas de instituições relacionadas à água de vários países, tanto do ponto de vista administrativo como de preservação. 

A Feira Interamericana de Tecnologia e Conhecimento sobre a Água acontecerá no mesmo edifício, apresentando as experiências e lições aprendidas da região nos aspectos relacionados à gestão dos recursos hídricos, estudos de casos e expressões culturais e sociais relacionados à água nas Américas. Já estão confirmadas as presenças de instituições como: a prefeitura de Medellín, Corantioquia, Governo local, Conservation Internacional, Universidade Nacional, ASOCARS, Ministério do Meio Ambiente da Colômbia e organizações como Portafolio Verde, Agenda Del Mar e outras. 

Está prevista a presença de representantes de 35 países das Américas, por meio dos Pontos Focais da Organização dos Estados Americanos (OEA) e de outras organizações representadas no evento. A discussão girará em torno dos diferentes aspectos e perspectivas da política de recursos hídricos das Américas, cujas conclusões serão apresentadas em Marsella, França, e na convenção Rio+20, no Brasil, em 2012.

O tema transversal principal será o diálogo intergeracional para o cuidado com a água, promovendo o engajamento dos jovens com relação a seu desafio de proteger o patrimônio natural dos países americanos. Os eixos temáticos do Diálogo são: processo de adaptação às mudanças globais, governança dos recursos hídricos, cultura da água, desafios e necessidades de recursos hídricos nas Américas, sustentabilidade financeira da Gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos (GIRH) e a gestão da informação, conhecimento e tecnologia para a GIRH. Os documentos base estão no website do D7.

Quarenta facilitadores colaborarão por três dias com os participantes, nas mesas de diálogo, com uma metodologia adequada aos prazos e propostas do evento, buscando responder as perguntas chave, identificar propostas prioritárias e definir compromissos individuais e coletivos. 

Mas o Diálogo de Medellín começa bem antes, já no dia 8 de novembro com a intervenção em espaços urbanos, por onde passam afluentes dos principais rios da cidade, em avenidas sanitárias. Haverá também a entrega dos prêmios do concursos de contos sobre a água, do qual participaram 550 crianças das escolas de ensino básico de Antioquia durante o último mês. As redes sociais também estão participando, seja no FaceBook, Twitter ou grupos eletrônicos variados. 

No domingo anterior à abertura diversas reuniões paralelas e setoriais serão realizadas, no intuito de refletir sobre os temas do Diálogo 7. Algumas dessas reuniões serão o segundo Encontro de Jovens Unidos pela Água, a nona Oficina de Coordenação dos Aqüíferos Transfronteiriços das Américas e a Oficina Rotary nas Águas. 

Além dessas atividades, durante o evento, na praça do centro de convenções Plaza Mayor, serão realizados eventos gratuitos e abertos ao público, como o Concerto Red de Escuelas y Bandas de Música de Medellín e a apresentarão especial do Ballet Folclórico de Antioquia. Haverá também passeios "por los mundos da água" em diversos parques da cidade, exposições diversas sobre a transformação da cidade de Medellín, sobre "o que o bosque conta" e outras, além de Feira de Ciência 2011 e Cine Al Agua. 

Mais informações em espanhol e inglês no http://d7.rirh.org, http://twitter.com/D7medellin e também no FaceBook.


Informações em português:
http://espanol.groups.yahoo.com/group/Dialog-Agua-L/,
http://br.groups.yahoo.com/group/fontedagua/,
http://twitter.com/aguaecidade e
http://www.aguaonline.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br