Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2011

9ª EDIÇÃO DO FÓRUM DO LAGO DA UHE LUIS EDUARDO MAGALHÃES - TO

Foto: Thiago Sá
Governador sancionará Lei durante Fórum do Lago
Na ocasião, o governador Siqueira Campos vai sancionar a Lei que cria o Comitê das Bacias Hidrográficas do entorno do Lago
Data: 07/11/2011           Link: 
O governador Siqueira Campos participa na noite desta segunda-feira, 7, da abertura da 9ª edição do Fórum do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães. O evento acontece a partir das 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conta ainda com a participação de representantes dos órgãos ambientais do Estado e das prefeituras de Miracema, Tocantínia, Lajeado, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras, cidades impactadas diretamente pelo reservatório.

Na ocasião, o governador Siqueira Campos vai sancionar a Lei que cria o Comitê das Bacias Hidrográficas do entorno do Lago. Para o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Divaldo Rezende, a assinatura dessa lei representa um enorme avanço para a gestão integrada e democrática do Lago, com a participação ativa da sociedade, dos usuários e do próprio poder público. “O governador reconhece a importância do comitê para fazer a gestão das bacias do entorno do Lago e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de todas as potencialidades que o reservatório possui”, disse.

De acordo com o secretário, o governador dá sequência a uma agenda positiva em relação à gestão dos recursos hídricos do Tocantins. Além da criação dos três comitês de bacias neste ano (Manuel Alves, Rio Formoso e, agora, entorno do Lago), o Governo do Estado pôs em funcionamento o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, entregou os Planos de Bacia do Rio São Valério e do Rio Balsas e ativou o Fundo Estadual dos Recursos Hídricos com verba na ordem de R$ 1,5 milhão. “É um governo que faz a diferença na gestão dos recursos hídricos e quer, de fato, fazer com que o slogan de ‘Tocantins - Estado das Águas’ traduza geração de renda, crescimento econômico e sustentabilidade para os tocantinenses”, destacou Rezende.

Palestras

A palestra de abertura do Fórum do Lago será ministrada às 21h, pelo representante da Agência Nacional de Águas (ANA), José Luiz Gomes Zoby, com o tema “O Plano Estratégico da Bacia Hidrográfica do Tocantins Araguaia”. Zoby vai apresentar os resultados obtidos na elaboração do Plano e destacará as potencialidades da bacia, focadas principalmente na geração de energia e irrigação agrícola.

Temas como Pagamentos por Serviços Ambientais, Aquicultura e Reservatórios, Comitês de Bacia, Política das Águas e Educação Ambiental, Usos Legais do Lago, Impactos Ambientais e Lições e Desafios do Consórcio Intermunicipal-CI do Lago fazem parte da programação dos dias 8 e 9.

Destaque para apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos que será feita na manhã do dia 9, pelo coordenador de projetos da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos - Cobrape, Carlos Eduardo Curí Gallego.

Fórum do Lago


O Fórum do Lago é um evento que acontece desde 2003 com o objetivo de discutir a gestão integrada do reservatório formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, levantando os principais problemas e demandando soluções por parte da sociedade, do poder público e da iniciativa privada. A realização é das Organizações Jaime Câmara, com patrocínio do Governo do Estado, Saneatins, Investco e Caixa Econômica Federal.


Foto: Thiago Sá           Fonte: por Luiz Melchiades em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável           Postador: surgiu.com (abr)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br