Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2012

ANA REALIZA SOLENIDADE EM CELEBRAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Gestão e conservação são destaques do evento do Dia Mundial da Água
21/3/2012
Amanhã, 22 de março, dia em que é celebrado o Dia Mundial da Água, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Governo do Distrito Federal e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgam, em ato único, acordos, convênios, publicações e site sobre recursos hídricos. Estarão presentes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governador do DF, Agnelo Queiroz, o presidente da ANA, Vicente Andreu, e a oficial da FAO Lilian Romera, entre outros.
 
Entre os documentos assinados estão a Carta de Intenção entre a ANA, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para aumentar a articulação entre os países que dividem a bacia amazônica.
ANA, Secretaria de Estado de Agricultura do DF (Seagri-DF), Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) e Adasa assinam convênios e lançam o edital do Produtor de Água, uma modalidade de Pagamento por Serviços Ambientais para a bacia do Pipiripau. O programa remunera produtores rurais por práticas de conservação e restauração de solo e Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. O edital e o roteiro para a elaboração dos projetos estarão disponíveis nos sites da ANA e da Adasa após assinaturas. 
 
Balanço Hídrico Superficial do Brasil – desenvolvido pela ANA, o portal Balanço Hídrico Superficial do Brasil calcula, em tempo real, o volume de água que entra e sai do território brasileiro a cada hora. O portal poderá ser acessado pelo site da ANA (www.ana.gov.br), a partir de 23 de março.
Publicações:
Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras – Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas, e Efluentes Líquidos: produzido pela Companhia Ambiental do Estado do São Paulo (Cetesb) em parceria com a ANA  e com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), traz informações que contribuem para a qualificação técnica e a harmonização de procedimentos de coleta e preservação de amostras de água, essenciais para a constituição e operação de uma rede de nacional de monitoramento da qualidade das águas superficiais, parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA).
Uso Eficiente da Água em  Aeroportos:  publicação da Infraero com orientação da ANA. O livro é resultado de um esforço de pesquisa e desenvolvimento de diversas instituições brasileiras, fomentadas com recursos da Infraero e do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), com organização conduzida a partir do projeto HIDROAER, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Serviço
Solenidade em celebração ao Dia Mundial da ÁguaData: 22 de março de 2012 
Local: Vila das Águas (estrutura montada próxima à fonte da Torre de TV de Brasília), Eixo Monumental Oeste, Brasília/DF
18h - Ato solene em celebração ao Dia Mundial da Água, com a presença de autoridades, assinatura de acordos de cooperação e lançamento de publicações.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5103/5129
imprensa@ana.gov.br
www.ana.gov.br e aguasdemarco.ana.gov.br/2012
Texto:Ascom/ANA

Plano de recursos hídricos tem 22 prioridades

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) acaba de passar por uma atualização que estabeleceu pontos prioritários a serem alcançados entre 2012 e 2015. De um total de 155 ações previstas, 22 foram eleitas para serem foco de maior atenção por parte das comunidades e gestores públicos. Entre as metas, estão a recuperação e conservação das bacias hidrográficas e a gestão compartilhada de rios fronteiriços, por exemplo. A escolha das prioridades ocorreu com ampla participação popular.
O lançamento do PNRH revisto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi uma das atividades que marcam a comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22). De acordo com a Resolução 58 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o PNRH deve passar por revisão a cada quatro anos. A atualização, englobando 2012 a 2015, é a primeira desde a sua criação, em 2006.
O documento representa um avanço para o Brasil, pois cumpre a Meta 26 da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, conferência realizada em 2002 em Joanesburgo, África do Sul. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Nabil Georges Banduki, afirmou que o PNRH será um dos aspectos positivos em sua política ambiental que o Brasil apresentará durante a Rio+20, cúpula sobre desenvolvimento sustentável que acontece na capital carioca de 13 a 22 de junho deste ano.
Nova realidade ” O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Abreu, chama a atenção para as conquistas obtidas depois de Joanesburgo. “Naquela época, o Brasil era visto como um país que precisava de assistência” disse. Em dez anos, essa realidade se alterou profundamente e nosso país se apresenta como referência na gestão de recursos hídricos”.
Uma das ações de recuperação de bacia hidrográfica está em andamento no Distrito Federal: a preservação do espelho d’água do Lago Paranoá, De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, a região do Cerrado, onde está situada a capital federal, é considerada berço das águas do Brasil. Das 12 bacias que abastecem o país, dez ficam na área deste bioma. (Fonte: Mariana Branco/ MMA)

22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA ! FAÇA A SUA PARTE NA DEFESA E PRESERVAÇÃO DA "ÁGUA NOSSA DE CADA DIA" !   




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br