Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2012

ETE IMBIRISSU SERÁ A MAIS MODERNA DO PAÍS, DIZ ÁGUAS DE GUARIROBA - CAMPO GRANDE (MS)

ETE IMBIRUSSU EM CAMPO GRANDE - MS

CG terá Estação de Tratamento de Esgoto mais moderna do País

Publicado por http://www.msnoticias.com.br/
A Águas Guariroba lançou nesta quarta-feira, dia 21/03, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Imbirussu. A ação faz parte da Semana da Água, que comemora o Dia Mundial da Água, lembrado amanhã (22). “É um novo conceito de estação de tratamento de esgoto no Brasil. Aqui o processo de tratamento será aeróbio e realizado em apenas um tanque, um sistema compacto”, explica a gerente de engenharia da concessionária, Conceição de Maria Eneas de Almeida. 

Na ETE Imbirussu o sistema é compacto porque todos os processos de reação, sedimentação e decantação do esgoto acontecem no mesmo tanque. O reator da nova estação de tratamento será dotado de aeradores, que funcionam como uma espécie de chuveiros de ar, responsáveis por fornecer o oxigênio necessário para a sobrevivência das bactérias aeróbias utilizadas neste sistema de tratamento do esgoto.

O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, destacou a importância da ETE também para o setor industrial da região oeste da Capital. “Além de receber e tratar todo o esgoto da população que está nos bairros da região do Imbirussu, esta ETE também vai atender as indústrias. Até a parte do setor industrial estará tendo o esgoto tratado”, comentou. O presidente da concessionária lembrou ainda que ao final do Programa Sanear Morena 2, do qual faz parte a obra de construção da ETE Imbirussu, Campo Grande estará com cobertura de 70% do esgoto coletado e totalmente tratado. “É uma Capital que está crescendo e nós queremos caminhar para a universalização dos serviços de saneamento”, pontuou.

“Para nós moradores do Zé Pereira, é um benefício que caiu do céu. Muitos não têm mais onde fazer fossa no terreno de casa”, comentou José da Mata, liderança comunitária da região do Imbirussu. “O que nós podemos observar com estes investimentos é que temos uma empresa séria cuidando do nosso saneamento”, salientou o líder comunitário do Jardim Petrópolis, Antônio Carlos Rodrigues de Faria.

Sanear 2

Além de lançar a obra da nova ETE, a concessionária iniciou as obras do Programa Sanear Morena 2 no bairro Ana Maria do Couto. Com a segunda etapa do Sanear Morena, a Águas Guariroba está investindo R$ 57 milhões, beneficiando a população de 33 bairros com a implantação de 139 quilômetros de rede de esgoto e a construção da ETE Imbirussu.

Semana da Água

A Semana da Água, realizada para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março) ainda teve diversos eventos na programação. Confira e participe: 

- 22/03/2012, às 9h - Alunos da Escola Municipal Antônio José Paniago participaram de um plantio de mudas na área da represa do córrego Lageado. 

Às 13h30 – Gincana ambiental do Dia Mundial da Água com alunos de escolas de Campo Grande, promovida pela Semadur - Centro de Educação Ambiental

- 25/03/2012, às 8h – Corrida das Águas. Caminhada de 5 km, corrida de 5 km e corrida de 10 km em torno do Parque das Nações Indígenas, com saída e chegada em frente à sede da Águas Guariroba. 
Fonte: Tratamento de Água


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br