Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de março de 2012

COMISSÃO SOBRE PAGAMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS TEVE RELATÓRIO FINAL APROVADO


Aprovado relatório final da Comissão sobre Pagamento de Serviços Ambientais





Na medida do possível o relatório, ainda não disponível para download, aponta a necessidade de aprofundamento do debate, reconhecendo a complexidade da temática acerca da mercantilização da natureza. Infelizmente a forma como foi conduzida a Comissão não priorizou o debate com a sociedade civil gaúcha ligada ao Movimento Ecológico Gaúcho. De qualquer forma, durante o seminário último ocorrido, o debate tomou outras nuances bem críticas que até então estavam “esquecidas”. Além disso, chama atenção que nem o relator da CEPSA, nem os deputados estaduais que têm PL sobre Pagamento de Serviços Ambientais, se fizeram presentes para aprovação do relatório final. E se o resultado do relatório fosse mudado durante tal reunião? Como ficaria o mínimo que  foi possível colocar acerca dos questionamentos sobre a mercantilização da natureza?
Aprovado relatório final da Comissão sobre Pagamento de Serviços Ambientais

A Comissão Especial sobre o Pagamento de Serviços Ambientais (CEPSA), presidida pelo deputado Pedro Pereira (PSDB), realizou reunião nesta manhã (13). No encontro foi apreciado, votado e aprovado por unanimidade o relatório final da CEPSA.

O deputado Pedro Pereira agradeceu a colaboração dos parlamentares membros da Comissão Especial, assessores e de todos que auxiliaram no aprofundamento do tema através de audiências públicas, seminário e visitas técnicas. “Aprovado o relatório nós vamos entregar cópias ao nosso governador, aos secretários e aos ministros da área, como Mendes Ribeiro Filho e Pepe Vargas. Vamos continuar ajudando e cobrando para que eles façam suas partes”, adiantou o parlamentar.

Pereira destaca que o Pagamento por Serviços Ambientais é viável e possível, como já ocorre hoje em diversos municípios de vários estados brasileiros. “Tem que preservar o meio ambiente sim, mas deixar tudo para o agricultor é desumano e inaceitável”, argumenta.

O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT), relator da CEPSA, apresentou uma série de recomendações, fruto das contribuições e dos debates que ocorreram nas atividades desenvolvidas pelo órgão técnico. O parlamentar sugeriu, entre outras coisas:

  • Construção de um marco legal
  • Aprofundamento e ampliação do debate
  • Valorização das atividades agrícolas sustentáveis
  • Base de princípios e diretrizes para orientar a construção
Presenças

Participaram da reunião os deputados Jurandir Maciel (PTB), vice-presidente; Edson Brum (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Giovani Feltes (PMDB), Adolfo Brito (PP), Silvana Covatti (PP), Gerson Burmann (PDT) e Marlon Santos (PDT).
Fonte: AL-RS - CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS - CEA (RS)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br