Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2012

HOJE É O DIA MUNDIAL DA FLORESTA OU DIA MUNDIAL DA ÁRVORE - 21 DE MARÇO


DIA MUNDIAL DA FLORESTA
21 DE MARÇO 




Como reforço à necessidade alarmante da preservação e conscientização da importância dos ecossistemas, em 1872, o dia 21 de março foi nomeado como Dia Internacional da Floresta

Essa comemoração teve sua origem no ancestral culto das árvores, realizado por sociedades primitivas que associavam árvores a simbologias diversas como vida, sagrado, família, evolução, comunicação, segurança e proteção.

No Brasil, ações de responsabilidade ambiental são ainda mais importantes, uma vez que abrigamos uma floresta do porte da Floresta Amazônica. Embora, à primeira vista pareça um assunto distante da nossa realidade, estamos sempre próximos de produtos que vêm de florestas, como móveis de madeira, papéis e substâncias usadas em cosméticos e medicamentos.

Além disso, as florestas possuem um grande poder ambiental e contribuem para a redução do efeito estufa (com a fixação do carbono) e para o combate às alterações climáticas, à desertificação e também purificam o ar, regularizam as águas e são uma reserva genética.

Preocupada em educar as futuras gerações para a consciência ecológica, a Philips criou o projeto Aprendendo com a Natureza. Reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e pela Unesco, trata-se de um programa com ciclos de três anos realizado nas escolas do Ensino Fundamental das cidades onde a Philips atua.

Outro feito realizado em favor da preservação do ecossistema, focado na Floresta Amazônica, é o Bosque Ecológico Philips da Amazônia. O local abriga uma Estação de Tratamento de Efluentes Biológicos e é um espaço para conhecimento e apreciação da fauna amazônica. Além de abrigar diversos animais, como morcegos, aves, répteis, o espaço abriga o Sauim-de-Manaus, um primata em extinção, cujas únicas espécies encontram-se apenas na região.


COMEMORAÇÃO EM PORTUGAL

21 de Março - Dia Mundial da Floresta
Com a proximidade do Dia Mundial da Floresta (21 de Março) é frequente fazer-se um alerta das problemáticas que assolam as florestas por todo o mundo. São várias as acções dinamizadas com intuito de consciencializar as populações.

As florestas, das quais os humanos e outros animais dependem fortemente, captam o dióxido de carbono, fornecem oxigénio e purificam o ar. A sua capacidade de retenção de água evita desastres como deslizamentos de terras, cheias e secas. As florestas tropicais, as mais importantes florestas que ainda sobrevivem, contêm cerca de dois terços de todas as espécies de animais e plantas. As plantas tropicais são a base para vários medicamentos úteis. Com a actual taxa de desflorestação, calcula-se que 15% do total das espécies poderão desaparecer nos próximos vinte anos.

Desflorestação – Dados Mundiais

A taxa de desflorestação anual ronda os 17 milhões de hectares, resultado da intervenção desmedida do Homem no meio ambiente com diversos objectivos, entre os quais, “a procura de madeira para alimentar industrias ou para os povos nativos fazerem carvão. Pode ser também, para expandir a agricultura e a pecuária; devido aos fogos florestais e queimadas e, devido à expansão urbana” referiu João Branco, Presidente do Núcleo Regional de Vila Real e Viseu, da Quercus.

Mais de 60% das florestas temperadas da Europa foram destruídas devido à intensa ocupação do solo nas mais variadas formas. A bacia dos Himalaias, englobando o Norte da Índia, o Nepal e o Bangladesh, perdeu até 1980, 40% das suas florestas. Os Estados Unidos da Amarica destruíram a maioria das suas florestas no século XIX e ainda abatem inúmeras árvores. Na última década, foram transportados pelos EUA, o equivalente a 242.811,39 hectares ocupados de madeira. Estima-se que até 2040, os EUA irão perder cerca de onze milhões de hectares de área de floresta devido ao desenvolvimento urbano.

A Costa Rica perdeu um terço das suas florestas e perde sessenta mil hectares de floresta anualmente.

A Etiópia tinha sessenta por cento de florestas em mil novecentos e quarenta, actualmente tem apenas dois e meio por cento. Um milhão de agricultores Indonésios ainda usam técnicas de desbravamento e queima.

Milhares de hectares têm sido destruídos em consequência da guerra nas Honduras, Nicarágua, El Salvador e Guatemala.

Na Suíça, mais de um terço das florestas morreram devido à poluição. Na Alemanha, são mais de metade das árvores que estão mortas.

Os fogos provocados para criar e renovar pastagens, e os fogos acidentais consomem anualmente um milhão de hectares da floresta siberiana.

Na América Latina, o fracasso das leis governamentais foi a causa directa da desflorestação durante os anos oitenta. Na bacia da Amazónia, foram, durante vários anos, destruídos, anualmente, quatro milhões de hectares de floresta para uso agrícola, mesmo com o conhecimento, de que, 94% do solo era impróprio para a agricultura.

Em Portugal


A desflorestação no nosso país iniciou-se no Neolítico com o início da prática da agricultura e da domesticação de animais.

Neste momento, a principal causa de desflorestação no nosso país são os fogos florestais que assolam, anualmente, as nossas florestas, levando à destruição de milhares de hectares. Estes fogos surgem devido a diversos factores como descuido na realização de queimadas; através da mão criminosa do Homem e devido às condições climatéricas: temperaturas elevadas e trovoadas. 

Anualmente, são gastos milhões de euros na prevenção de fogos florestais, desde a limpeza de matas, às campanhas de sensibilização e também na vigilância e combate. No entanto, não tem surtido o efeito desejado, pois, as nossas florestas continuam a arder.

As florestas garantem abrigo e alimento a inúmeras espécies animais e vegetais, garantem a biodiversidade das espécies. A destruição destas mesmas florestas segundo João Branco leva “a uma ameaça da biodiversidade porque leva à destruição dos habitats de um modo geral. Essa destruição de habitats é provocada, principalmente, pela construção de novos parques eólicos, estradas e barragens nas zonas florestadas, que são o último refúgio dos animais selvagens”. 

A exploração mineira e de pedreiras também destrói grandes áreas florestais, no entanto, na opinião de João Branco “Embora em alguns locais, as pedreiras possam ter impacto visual, não são um problema ambiental muito preocupante”.

Por outro lado, nunca poderemos olhar para as pedreiras como um problema, mas sim, como uma das principais indústrias geradoras de riqueza e de postos de trabalho
. Fonte: http://www.pq-jornal.com

DIA DA ÁRVORE NO BRASIL


Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.

BRASIL

No hemisfério sul, o dia 22 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde anatureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, o Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo oterritório nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.



LEIA MAIS

http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2010/03/dia-mundial-das-florestas-21-de-marco.html

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA PRESERVAR AS FLORESTAS NO BRASIL?   E PELAS MATAS CILIARES, QUE PRESERVAM A QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS?


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br