Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO CNRH


Entidades de Caçapava inscritas no Conselho Nacional de Recursos Hídricos

Caros (as),
O Comitê das Águas no Município de Caçapava encaminhou na sexta-feira passada dia 02 de março, a inscrição de 3 entidades locais para o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) em Brasília, a fim de participarem do processo eleitoral deste Conselho ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

As entidades inscritas são: Associação de Moradores do Bairro do Pedregulho (AMOBAPE), Fundação Ecológica Vale do Paraíba (FUNDEVAP) e ONG Associação Eco Vital.

A participação destas entidades neste processo eleitoral, vem reforçar a participação da Sociedade Civil Organizada no CNRH. O fortaleciemnto da Sociedade Civil se faz nescessária devido a fragilidade na gestão dos recursos hídricos em todo Brasil. Na quarta-feira passada esteve em Taubaté na sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o Sociólogo e Coordenador Nacional do Fórum Nacional da Sociedade Civl nos Comitês de Bacia (FONASC) João Clímaco, que alertou para os absurdos que vem ocorrendo país a fora na má gesão das águas, onde citou alguns exemplos como na Região Nordeste, onde estão para outorgar o uso de rios para dissipar esgoto sanitário, (legalizar o lançamento de esgotos nos rios) e a não cobrança pelo uso da água do aquifero São Sebastião no Polo Petroquimico de Camaçari BA, (afim de beneficiar o corporativismo das industrias petroquimicas).

A participação das entidades de Caçapava nesse pleito vem contribuir para a gestão das águas em nível Federal. Segundo João Clímaco, o “adormecimento” da Sociedade Civil vem permitindo a instalação de grupos coporativistas privados que definem água como produto de uso próprio e particular, ainda Clímaco referiu-se ao Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) como modelo em gestão de recursos hídricos, o que foi ressaltado pelo Presidente do CBH-PS Engenheiro Barreti como um Comitê de Sociedade Civil muito atuante com ressalvas para a atuação e os bons trabalhos realizados pelo CAM-Caçapava.
Um abraço a todos (as), tenham um ótimo domingo!
Acompanhem o CAM-Caçapava no Facebook - www.facebook.com/comitedasaguas
Diretoria
João Clímaco


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br