Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de março de 2012

OBRIGADO, MESTRE AZIZ AB' SABER, POR TANTOS ENSINAMENTOS...DESCANSE EM PAZ

Aziz Ab´Saber, presente!


A sociedade brasileira perdeu hoje, Aziz Ab’Saber (88), um dos geógrafos mais respeitados do País, reconhecido internacionalmente. Presidente de Honra, ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ab’Saber é autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil. O geógrafo desenvolveu ao longo de sua extensa carreira de cientista centenas de pesquisas e tratados de significativa relevância internacional nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia.
Seu último gesto foi a entregua à SBPC de um DVD com sua sua obra consolidada, de 1946 a 2010:
“Tenho o grande prazer de enviar para os amigos e colegas da Universidade o presente DVD que contém um conjunto de trabalhos geográficos e de planejamento elaborados entre 1946-2010. Tratando-se de estudos predominantemente geográficos, eu gostaria que tal DVD seja levado ao conhecimento dos especialistas em geografia física e humana da universidade”, diz Ab’Saber em sua dedicatória.
Ab’Saber morreu antes de ver publicada sua última obra que será o terceiro volume da coleção “Leituras Indispensáveis”, a ser publicado pela SBPC.
Ab’Saber, em suas últimas declarações sobre o novo Código Florestal, criticou o texto por não considerar o zoneamento físico e ecológico de todo o País, como a complexa região semi-árida dos sertões nordestinos, o cerrado brasileiro, os planaltos de araucárias, as pradarias mistas do Rio Grande do Sul, conhecidas como os pampas gaúchos, e o Pantanal mato-grossense. Na ocasião, ele chegou a defender a criação do Código da Biodiversidade para contemplar a preservação das espécies animais e vegetais.
(Com informações de Viviane Monteiro, do Jornal da Ciência, SBPC)
Saiba mais AQUI
 Fonte:  CEA - CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS - RS

CAM -  COMITÊ DAS ÁGUAS CAÇAPAVA (SP) - HOMENAGEM AO MESTRE

DO AMIGO E COLABORADOR GEÓLOGO ÁLVARO R. DOS SANTOS (USP-SP) RECEBEMOS:



Eu ia escrever algumas coisas, mas acho que posso resumir. O Aziz foi um dos melhores seres humanos que conheci. Um cientista que soube combinar da forma mais virtuosa a consistência científica com o exercício pleno da cidadania.

Do ponto de vista científico foi o mais notável geomorfólogo brasileiro, para o que, obrigatoriamente, forçou-se também a ser um de seus mais notáveis geólogos. Os conhecimentos que produziu e a escola de pensamento que cultivou são elementos essenciais para o desenvolvimento econômico, social, cultural e espiritual dos brasileiros
Guardarei sempre um enorme orgulho em ter sido seu aluno e amigo.

Copio abaixo, pela felicidade com que nos revela a essência do caráter do Aziz, o depoimento do Prof. Dr. José Roberto Ruggiero, Diretor do IBILCE/UNESP, Campus de São José do Rio Preto.
Abs
Álvaro

“Com grande pesar recebemos a notícia do falecimento do Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber.
            O Prof. Aziz, como o tratávamos, foi Diretor do IBILCE de 1979 a 1983, tendo desempenhado relevante trabalho na condução da casa. Por exemplo, ele teve um destacado papel nos debates no Conselho Universitário em favor da reintegração de professores cassados nos anos da ditadura militar. Ele também atuou fortemente no sentido de acabar com a prática do uso de apostilas, seja investindo na Biblioteca, para a qual ele mesmo comprava e transportava os livros de São Paulo, e a instituição de diversas publicações internas, com corpo editorial, nas diferentes áreas.
            Para o livro comemorativo dos 50 anos do IBILCE o Prof. Aziz fez o seguinte balanço da sua experiência em Rio Preto. “Do meu ponto de vista pessoal, ético, foi bastante gratificante o trabalho no IBILCE. E também do ponto de vista da experiência em relação ao conhecimento do comportamento de homens, de professores e de intelectuais. E também do comportamento das burguesias urbanas de raízes rurais, dotadas de uma força política enorme. O conhecimento, por melhor que seja, produzido nas universidades e instituições de pesquisa, tem dificuldades para varar o bloqueio do poder, porque o poder é reorientado por pessoas e grupos comanditários. Aprendi isso por causa dos meus quatro anos de vivência em Rio Preto. Foi algo muito importante na história da minha vida cultural, social e educacional.”
            Autor de vasta obra sobre o Ecossistema Brasileiro e suas relações com as atividades humanas, o Prof. Aziz é uma unanimidade na Geografia e na Universidade Brasileira. Entre diversas outras honrarias era professor honorário no Instituto de Estudos Avançados da USP e Prof. Honoris Causa pela UNESP.
            Inteligência privilegiada, o Prof. Aziz marcou o debate acadêmico e político com uma intensa participação nas questões relevantes para o país no último meio século tanto no interior da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) como fora dela. O país perde um grande intelectual.”

NOSSAS POSTAGENS SOBRE O MESTRE AZIZ AB' SABER:



AB'SABER AFIRMA QUE COP-15 É FARSA - ENTREVISTA






...e mais de uma centena de citações do Mestre AZIZ em várias postagens feitas no blog.

Na data que atingimos UM MILHÃO DE VISITAS ao blog eu escrevi:

"Quem em Taubaté, que estudou no "Estadão", não se encantava com os Cadernos de Geografia da Profª Maria Morgado? Foram nas pesquisas e buscas de fotos/reportagens que comecei a conhecer a bela malha hidrográfica do Brasil. Depois na Universidade, a paixão aumentou com os ensinamentos do grande Mestre Dr. Aziz Ab'Saber."

Somente quem pode "beber nessa fonte inesgotável de saber", ouvir suas palestras, ler seus livros e trabalhos, participar de seus seminários e debates e conhecer um pouco de sua obra, pode aquilatar o tamanho da perda para o patrimônio histórico-geográfico-cultural-social e ambiental de nosso país.

Só nos resta tentar fazer alguma coisa na nossa luta pelo meio ambiente, pelos nossos recursos hídricos, por nossos rios e nossas águas, para honrarmos a memória de nosso grande mestre, Prof. Aziz !

Prof. Jarmuth Andrade
Instituto SOSRiosBr
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br