Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2012

ESTUDO DA ONG SOSMA MOSTRA SITUAÇÃO DE 49 CURSOS D' ÁGUA NO BRASIL

Qualidade dos rios brasileiros é regular

Estudo realizado pela ONG SOS Mata Atlântica em 49 cursos d’água mostra situação de risco em algumas regiões
 / Arte: MetroArte: Metro














No dia Mundial da água, a SOS Mata Atlântica apresenta os resultados de análises de água em 49 rios, córregos e outros corpos d’água em diferentes cidades e estados do país.

O trabalho, promovido durante o projeto “A mata atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, concluiu que a qualidade da água dos afluentes do país não passa de regular, em uma escala que vai de péssimo a ótimo.

Para Malu Ribeiro, coordenadora do Programa Rede das Águas, da SOS Mata Atlântica, o retrato é um alerta às autoridades brasileiras. “Se uma medida não for tomada agora, a condição dos rios deve se tornar péssima.”

Durante a análise, são avaliados a temperatura, a turbidez, espumas, lixo, odor, peixes, larvas, vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda química de oxigênio, entre outros fatores.

De acordo com Malu, dois maus hábitos chamam bastante a atenção nos rios brasileiros. “O uso de agrotóxicos e fertilizantes e o crescimento urbano sem freamento, esgoto e lixo não coletados são os grandes vilões e podem ser observados visualmente.”

Para a coordenadora, a situação tende a se tornar ainda mais preocupante caso seja aprovada a proposta de alteração do Código Florestal, que está atualmente na Câmara. O texto propõe a consolidação de ocupantes irregulares em manguezais ocorridas até 2008.

Malu afirma que muitos não entendem a relação entre uma nova proposta e a ocupação permanente de submoradias em áreas de mata ciliar. “A ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água para alertar as pessoas para este tipo de relação.” NOTÍCIAS BAND


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br