Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de agosto de 2014

A GRAVÍSSIMA CRISE DE ÁGUA EM SP

O problema da relatividade

A GRAVÍSSIMA CRISE DE ÁGUA EM SP
Tenho sido frequentemente solicitado a dar minha opinião sobre a crise da água no sistema Cantareira e não tenho como não classificá-la de gravíssima tendo em vista se tratar do colapso de um sistema responsável pelo abastecimento  de quase 50% da população da região metropolitana, ou seja, 9 milhões de pessoas sem nenhuma perspectiva de  reposição  a não ser a longo prazo, no mínimo 8 a 10 anos após o inicio das providências nesse sentido quando a população já terá aumentado em 4 a 5 milhões de habitantes.
Essa gravíssima situação terá inicio tão logo sejam esgotadas as reservas do volume morto o que deverá ocorrer no final desse ano. A partir dai não haverá como escapar de um racionamento compulsório de 50 % da demanda crescente com o aumento da população.
Embora não adiante chorar sobre o leite derramado não pode ficar sem registro o fato de que se tivéssemos construído um novo sistema com manancial de grande porte nesses últimos 20 anos, o que não seria nada de extraordinário, pelo contrario, era absolutamente necessário, oportuno e viável, com certeza estaríamos superando essa seca rigorosa sem problemas de desabastecimento. Infelizmente a Sabesp nesse período estava mais preocupada em valorizar suas ações na Bolsa de Nova York para atender os seus acionistas e se esqueceu dos seus usuários.
Estamos em Julho, nos distraindo com os jogos da Copa e com os acordos dos partidos para enfrentar as eleições de Outubro e não nos demos conta de que nenhuma providência foi tomada para a construção do novo sistema com manancial de grande porte.
Refletindo sobre esse assunto me perguntei: será que essa situação tem toda a importância que estou lhe atribuindo? Me veio à mente o problema da relatividade : aprendi que “ se tudo é prioritário nada é prioritário”. Olhando a região metropolitana vejo os não menos graves problemas da mobilidade urbana, déficit de habitação digna para população de baixa renda, poluição das águas e do ar, enchentes, olhando para o pais vejo a degradação da nossa economia, da política externa, da infraestrutura de transportes e energia fiquei na duvida se a crise do Cantareira tem a importância que imagino.
Realmente, não podemos esquecer que tudo é relativo e a degradação das nossas políticas publicas atingiu tal nível que fica difícil saber por onde começar. Porem, não podemos perder as esperanças e continuar na luta. Encontraremos uma saída. Quanto mais difícil, mais estimulante.
Aceitem o meu abraço,
Julio Cerqueira Cesar Neto
11 3666.9924 | 11 99913.7065

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br