Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de agosto de 2014

SOS ÁGUAS EM CASA BRANCA - MG "SHOW DE IVAN LINS PELA PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS FOI UM SUCESSO"

Ecoa topo cores 2.

Ivan Lins e população realizaram um domingo memorável em defesa das Águas em Casa Branca

Concerto especial em piano acústico arrecada recursos para movimentos socioambientais e III Tarde Festiva marca território na praça central

cartaz-A3-final
Domingo, 3 de agosto, foi um grande dia para as Águas e Serras de Casa Branca, localidade que pertence ao município de Brumadinho, situada no entorno do Parque Estadual Serra do Rola Moça - o terceiro maior parque urbano do país - que abriga importantes mananciais que abastecem a capital mineira.
Assim como muitos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Casa Branca sofre com os impactos da atividade minerária. Há cerca de cinco anos, a população local está mobilizada e vem realizando uma série de atividades para defender suas águas e serras dos efeitos negativos irreversíveis causados pela mineração: desmatamento, completa destruição da paisagem e - o mais grave - o desaparecimento de nascentes.
As previsões catastróficas de falta de água no futuro começam a se tornar realidade. Vide a atual crise de água em São Paulo. “A água está no minério. Se tira o minério, pode faltar água”, diz o Superintendente de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Copasa, Tales Heliodoro Viana.
O concerto de Ivan Lins beneficiou três organizações que atuam com a preservação socioambiental local: a Associação Comunitária Regional de Casa Branca, a Brigada 1, que atua com a prevenção e combate à incêndios florestais e o Instituto Casa Branca (ICB), que ampara e cuida dos animais de rua da localidade.
ivanrenato
IMG 4067
O maravilhoso cantor e compositor Ivan Lins abriu o show com a música "Abre alas" e disse: "vamos levantar uma bandeira de resistência":
Abre alas pra minha folia
Já está chegando a hora
Abre alas pra minha bandeira
Já está chegando a hora
Assista Ivan cantando esta música em seu DVD "Cantando histórias" clicando aqui
IMG 0808
A música "Abre alas" ficou parada na censura em 1974. Ivan contou que teve que ir ao quarto andar do prédio do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), no Rio de Janeiro, para "explicar a letra da música". Sabendo de tudo que acontecia no porão, confessou que teve muito medo. Por fim, Ivan e sua letra de resistência venceram e algum tempo depois a música foi aprovada. "Demorou, mas passou", disse ele.
A história recordada por Ivan nos remete a esperança de tempos melhores. A verdade sempre prevalecerá e as máscaras acabarão caindo....
03
Em um show intimista, acompanhado em algumas músicas pela voz e violão de Renato Motha - que fez a abertura com Patrícia Lobato - o público teve a alegria de perceber que além de um artista altamente talentoso, Ivan é uma ser humano que acredita no amor e que sente que cuidar da Natureza é mais do que essencial. Contou que seu pai sempre foi ecologista e, vivendo em Teresópolis, no Rio de Janeiro, era apaixonado pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Contou que aprendeu ainda menino que "nós somos Natureza".
Cartaz 3a Tarde Festiva  novo
Mutirão de limpeza, grupo de percussão Tambor Guará, brincadeiras com palhaço Arco Íris e cinema com pipoca. O filme exibido foi a animação “Lorax: em busca da trúfula perdida” que remete a uma reflexão sobre a escassez de recursos naturais. Foi com essa programação que o Movimento Águas e Serras de Casa Branca ocupou a praça central no exato dia e horário em que a mineradora Vale e o Instituto Inhotim pretendiam realizar um cinema. Diante da mobilização da população, Vale e Inhotim resolveram adiar seu evento. Um participante do movimento que prefere não se identificar disse que "essa coincidência de atividades na praça de Casa Branca ocorrerá sempre que iniciativas culturais realizadas pelas mineradoras tentarem disfarçar a degradação socioambiental causada por elas em nosso território. Eles querem fincar a bandeira deles na nossa praça central? Nós vamos fincar a nossa primeiro, aqui é a nossa casa".
As atividades de resistência se intensificaram nos últimos meses após a Vale tornar pública sua intenção de abrir uma nova mina na serra conhecida como Morro do Cachorro. O novo empreendimento pode afetar as principais nascentes de abastecimento humano de Casa Branca, algo inaceitável considerando que alguns bairros do vilarejo já enfrentam hoje a escassez de água.
Nos dias 23 e 30 de junho foram realizados um seminário e uma audiência popular sobre o tema da mineração, com a participação de mais de 130 pessoas de todos os bairros e condomínios da região. Em ambas ocasiões o Movimento Águas e Serras de Casa Branca contou com o apoio técnico e a experiência do Movimento Gandarela e da Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale.
IMG 0850

O filme LORAX: em busca da trúfula perdida

Na história, temos o menino Ted, que descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo extinto há muitos anos pela ganância predatória do homem. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo. Logo de início percebe-se toda uma atmosfera colorida que chama a atenção do espectador. O início é alegre, leve, bonito. Ver toda a cidade desfilando e cantando em coral faz o espectador acreditar que se trata de uma história que já começa feliz. Ledo engano, pois a premissa da história já estava ali: é uma cidade sem árvores naturais, onde o ar é artificial e comercializado pelo seu dono e prefeito.
IMG 8902
***
IMG 8797

DEPENDE DE NÓS

Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar ...
IMG 0840
(...)
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Assista Ivan clicando aqui
IMG 0847

NOVO TEMPO

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Assista Ivan clicando aqui
1px

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br