Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2013

BELEZAS E POTENCIALIDADES DO RIO CAÍ (RS) DESTACADAS EM PASSEIO DE BARCOS



Passeio de barcos reaviva potencialidade do rio Caí

Embarcações fizeram a travessia entre Porto Alegre e Montenegro. O rio Caí é o 8º mais poluído do Brasil, segundo o ranking do IBGE, precisa urgentemente ser revitalizado.

Encontro de barcos chamou a atenção sábado no cais do porto
A reportagem do jornal Fato Novo participou de um passeio de barco pelo Rio Caí, de Porto Alegre até Montenegro. 

O evento, realizado no último sábado, 13 de abril, foi organizado por uma empresa que comercializa embarcações de turismo e lazer. 

Ao longo do trajeto foi possível perceber a beleza do rio, a potencialidade para turismo e transporte, e também o descaso com o meio ambiente.

Nas margens do Rio Caí, entre o verde dos Sarandís e o cinza dos Angicos, pescadores de carteirinha ou de finais de semana portam seus caniços, na espera do peixe que sempre vem. A água, porém, mostra em alguns pontos que a população ainda não aderiu à preservação ambiental. Garrafas pet e embalagens plásticas boiando nas águas turvas são comuns no cenário da hidrovia.

A potencialidade do Rio Caí, porém, está dissociada de vegetação, pesca ou poluição. O calado de 6 metros em média permite projetar possibilidades de uso do curso d’água para fins diversos, como prática esportiva, turismo, lazer e transporte. O tabelião montenegrino Romario Mezzari costuma fazer o mesmo trajeto do passeio com seu barco, e entende que o Rio Caí poderia ser usado para escoamento da produção. “Seria possível usando barcas que transportassem direto de Montenegro para Rio Grande, utilizando menos o transporte rodoviário”, explica. “É uma possibilidade que temos que tentar viabilizar”, acrescenta.

A visão da chegada a Montenegro, após passar o baixio velho, é deslumbrante. A imagem do Morro São João, emoldurando o Cais do Porto das Laranjeiras, é uma paisagem única, que recompensou as pouco mais de duas horas de navegação. Cerca de 20 embarcações participaram do passeio. Alguns participantes retornaram à Porto Alegre ainda no sábado, outros preferiram pernoitar no cais. 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br