Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2013

PARABÉNS EMBRAPA PELOS 40 ANOS DE ÓTIMOS SERVIÇOS PRESTADOS



Embrapa apresenta novidades na Agrishow no ano de comemoração de seu 40º aniversário

Um espaço para a agricultura familiar e uma área de iLPF estão entre as novidades

24.4.2013

No ano de comemoração de seus 40 anos de criação, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participa da 20edição da Agrishow, levando um grande número de tecnologias para o produtor rural, seja ele agricultor familiar ou grande empresário. A feira será realizada no período de 29 de abril a 3 de maio de 2013, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto, SP.

Entre as novidades da participação da Embrapa estão incluídos um espaço dedicado ao agricultor familiar e uma área demonstrativa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). No caso da agricultura familiar, serão apresentadas tecnologias voltadas à pós-colheita, produção integrada de morango, criação de abelhas sem ferrão, desinfecção de solo sem o uso de pesticidas e saneamento básico rural. Com relação à iLPF, a Embrapa estabeleceu uma área de 16 ha, onde empresários, técnicos, professores e estudantes poderão conhecer no campo alguns dos arranjos possíveis desse sistema, desde o Sistema Santa Fé, considerado o símbolo da iLPF, até arranjos mais complexos.

A empresa será representada na feira por 15 de suas 47 Unidades. Na Área de Estática, o visitante poderá conhecer no estande do Ministério da Agricultura – MAPA as tecnologias expostas, por meio de painel eletrônico, vídeos, folderes e publicações técnicas. Lá também poderá obter informações sobre a participação da Embrapa em outros espaços do evento, como na área de Dinâmica, onde serão apresentadas dezenas de cultivares das principais culturas, sejam elas grãos, hortaliças ou forrageiras, além de demonstrações de tecnologias desenvolvidas para uso na piscicultura e na agricultura de precisão.

Além dos espaços acima, a Embrapa também participa do projeto “Agrishow Sustentável”, apresentando o Portal África, desenvolvido em parceria com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). O Portal apresenta um detalhado portfólio de máquinas e equipamentos agrícolas brasileiros desenvolvidos para utilização na agricultura de países tropicais.


Tecnologias Expostas 

Estufas de topo aberto - OTC
As OTCs (open-top chambers) são estufas de topo aberto adequadas para estudos com aumento do teor de CO2, devido à possibilidade de conduzir ensaios em todos os estágios de desenvolvimento de plantas, com menor interferência de artefatos.

Criação de abelhas sem ferrão
O mel das abelhas sem ferrão (jataí, tubuna, mirim, mandaçaia, jandaíra, uruçu) é muito saboroso e tem propriedades medicinais. É uma fonte de renda complementar para o agricultor familiar.
Mais informações: www.cnpma.embrapa.br

Robô agrícola móvel – Agricultura de Precisão
Desenvolvido em parceria entre a Embrapa Instrumentação, a Escola de Engenharia da USP de São Carlos e a empresa Jacto Máquinas Agrícolas, a Plataforma Autônoma para apoio à Agricultura de Precisão emprega o que há de mais avançado em tecnologia robótica modular para aquisição de dados em campo.
Mais informações: www.cnpdia.embrapa.br

Produção integrada de morango – PIMo
A PIMo faz parte do PI Brasil - Produção Integrada Agropecuária, protocolo oficial de adesão voluntária, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, voltado à produção de alimentos seguros mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes.
Mais informações: www.cnpma.embrapa.br

Crop Circle – Agricultura de Precisão
Sensor remoto de cultura que permite visualizar, pela cor da planta, se ela está com deficiência ou não de nutrientes.
Mais informações: www.cnpdia.embrapa.br

Equipamentos de pós-colheita: Trilhadora de arroz a pedal e Abanadora de grãos e sementes a motor
São destinados à pós-colheita em pequenas propriedades, pois são fabricados com técnicas simples e com recursos de pequenas oficinas, permitindo aumentar a eficiência dos pequenos agricultores.
Mais informações: www.cnpaf.embrapa.br

Fossa séptica biodigestora
É uma tecnologia social que oferece uma solução sustentável para tratamento do esgoto humano em propriedades rurais. O projeto foi concebido para ser construído pelo produtor, para substituir as chamadas “fossas negras”, que contaminam o solo e os lençóis freáticos.
Mais informações: www.cnpdia.embrapa.br

Boas práticas de cultivo de solo (plantio direto e adubação verde)
É uma proposta da Embrapa para sistematizar o cultivo de hortaliças no Sistema de Plantio Direto - SPD, em diferentes biomas (Cerrado, Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica).
Mais informações: www.cnph.embrapa.br

Briquete
É um biocombustível sólido obtido por meio de prensagem e compressão de resíduos agrícolas, agroindustriais ou florestais, que podem ser queimados no lugar da lenha.
Mais informações: www.cnpae.embrapa.br

Identificação eletrônica de peixes
Esta tecnologia consiste na inserção de um dispositivo eletrônico, chamado de tag, sob a pele do peixe. Trata-se de uma pequena cápsula que contém um número registrado eletronicamente, que é lido quando um leitor digital, ou escâner, é passado sobre o animal.
Mais informações: www.cnpasa.embrapa.br

Clorador
É um aparelho que clora a água de caixas d´água e reservatórios nas propriedades rurais. Pode ser montado pelo produtor com materiais encontrados em lojas de construção, de simples funcionamento, baixo custo e fácil manutenção.
Mais informações: www.cnpdia.embrapa.br

Coletor Solar
O equipamento, que utiliza a energia solar para desinfestar misturas de solo, esterco e adubos (substratos), tem a finalidade de matar fungos, bactérias e sementes de plantas daninhas dos substratos utilizadas para o plantio de mudas.
Mais informações: www.cnpma.embrapa.br

Hortas em pequenos espaços
A iniciativa tem como objetivo a transferência de tecnologia de produção de hortaliças em pequenas áreas. É uma boa opção para quem possui locais ociosos e está interessado em produzir hortaliças para o próprio consumo e até mesmo montar um novo nicho de negócio.
Mais informações: www.cnph.embrapa.br

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)
É uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica.

ISOBUS – Agricultura de Precisão
A Rede de Agricultura de Precisão demonstrará por meio de painéis a conectividade da eletrônica embarcada entre tratores e implementos em um padrão internacional – ISOBUS.
Mais informações: www.cnpdia.embrapa.br

Manejo da Qualidade da Água na Aquicultura
Entre as opções tecnológicas para o monitoramento da qualidade da água com foco no manejo e gestão ambiental da aquicultura está contemplado o uso de sondas multiparâmetros onde, por meio de sensores eletrônicos, são realizadas medidas instantâneas de diversas variáveis relacionadas à qualidade da água.
Mais informações: www.cnpma.embrapa.br

Pulverização eletrostática
Caracteriza-se pela produção de gotas com cargas elétricas que sofrem forte atração pelas plantas. O uso de gotas com carga elétrica possibilita uma melhor distribuição do defensivo nas plantas, porque a planta atrai fortemente a gota de defensivo.
Mais informações: www.cnpma.embrapa.br

Rede Pecus
Para quantificar as emissões da pecuária brasileira de forma mais precisa, a Embrapa iniciou em 2011 um grande projeto de pesquisa, com duração de quatro anos, chamado Pecus ou "pecuária sustentável".
Mais informações: www.cppse.embrapa.br

Sensor de condutividade elétrica do solo
A medida da condutividade elétrica do solo está se tornando uma importante ferramenta para uma prévia avaliação da área a ser estudada, facilitando as definições das áreas de manejo.  O equipamento funciona de modo automático e manualmente.
Mais informações: www.cnpdia.embrapa.br

Turgormeter
É um sistema que utiliza um sensor para determinar o estado de hidratação e desenvolvimento de caules, frutas e hortaliças volumosas.
Mais informações: www.cnpdia.embrapa.br

Tomates híbridos: BRS Couto, BRS Montese, BRS Nagai, BRS Kiara, BRS Iracema e BRS Portinari
Lançados em 2012, possuem alto potencial produtivo e grande resistência e/ou tolerância às principais doenças do tomateiro. Eles são resultados do programa de melhoramento genético de tomate, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de cultivares com melhores características nutricionais e com maior resistência a pragas e doenças, o que reduz a necessidade de aplicação de defensivos químicos nas lavouras.
Mais informações: www.cnph.embrapa.br

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Possibilita o acesso gratuito ao conhecimento técnico-científico gerado pela Embrapa e outras instituições públicas e privadas, incluindo artigos, livros, arquivos audiovisuais, planilhas eletrônicas etc.
Mais informações: www.agencia.cnptia.embrapa.br

Agritempo
É um sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios brasileiros.
Mais informações: www.agritempo.gov.br ou www.cnptia.embrapa.br

Diagnose Virtual 
Sistema para diagnóstico remoto de doenças, que permite identificar doenças de milho, feijão e soja. Pela internet, o produtor pode registrar os sintomas detectados em sua cultura.

Infoteca-e 
A Infoteca-e – Informação Tecnológica em Agricultura é um serviço coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), que reúne e permite acesso on-line ao acervo digital de informações sobre tecnologias produzidas pela empresa.
Mais informações: www.infoteca.cnptia.embrapa.br

Invernada
Este software é uma ferramenta para planejamento da produção de bovinos de corte, disponível para downloadna internet mediante o prévio preenchimento de um cadastro com dados básicos.
Mais informações: www.invernada.cnptia.embrapa.br

Planeja
O Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal - Planeja é usado para identificar o perfil agrícola dos municípios, suas atividades e tendências econômicas, a qualidade ambiental e as áreas que necessitam de investimento, como melhoria da malha viária para o escoamento da produção local.
Mais informações: www.planeja.cnptia.embrapa.br
Sisla - Software
O Sisla - Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental – reúne um conjunto de informações espacializadas, disponíveis na internet e com acesso gratuito, para que consultores e empreendedores possam elaborar pedidos de licença ambiental.

Livraria Embrapa
A Livraria Embrapa divulga, distribui e comercializa, em eventos nacionais e internacionais, e por meio do sistema de e-commerce que atende a usuários do Brasil e do exterior – produtos de informação editados pela Embrapa.  
Mais informações: www.embrapa.br/liv

Serão apresentadas cultivares de:
Algodão colorido, Gergelim BRS Seda (www.cnpa.embrapa.br)

Amaranto, Andropogon gayanus, Andropogon PlanaltinaCapim elefante BRS Canará,Braquiária Marandu, Braquiária BRS Piatã, Braquiária BRS Tupi,  Braquiária Xaraés,Capim Massai, Capim Tanzânia 1, Capim Mombaça, Panicum Massai , Panicum Mombaça, Panicum Tanzânia, Panicum Vencedor, Paspalum Pojuca, Pêssego BRS Fascínio, Soja BRS 8480, Soja BRS 8381, Soja BRS 7580, Soja BRS Valiosa RR  (www.cpac.embrapa.br)

Arroz BRS Esmeralda, Arroz BRSGO Serra Dourada, Arroz BRS Sinuelo CL, Feijão BRS Ametista, Feijão BRS Embaixador, Feijão BRS Executivo, Feijão BRS Notável (www.cnpaf.embrapa.br)

Batata BRSIPR Bel, Batata-doce BRS Amélia, Batata-doce BRS Rubissol,  Batata-doce BRS Cuia, Capim elefante anão BRS Kurumi, Tangerina Híbrida BRS Hada (www.cpact.embrapa.br)

BRS Caumé Feijão-caupi BRS Guariba, Feijão-caupi BRS Nova Era, Feijão-caupi BRS Pajeu(www.cpamn.embrapa.br)

Estilosantes Campo Grande (www.cnpgc.embrapa.br e www.cpac.embrapa.br;
Estilosantes Mineirão  www.cpac.embrapa.br)

Guandu BRS Mandarim www.cppse.embrapa.br

Milheto BRS 1501, Milho BRS 1055, Milho BRS 4103, Milho BRS 1060, Milho HTMV1, Milho-doce BRS Vivi, Milho BRS 4104 – Pró-vitamina A, Sorgo BRS 802, Sorgo sacarino BRS 506 (www.cnpms.embrapa.br)

Serviço
20ª. Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow
Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste
Ribeirão Preto, SP
Mais informações:
(11) 3598-7810


Eliana Lima,  MTb 22.047
Jornalista
Embrapa Meio Ambiente
(19) 3311.2748

Joana Silva, MTb 19.554
Jornalista
Embrapa Instrumentação
(16) 2107.2901
(16) 9994.6160


Colaboração: Jornalistas das Unidades da Embrapa participantes naEmbrapa.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br