Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2013

PROJETO "CONHECENDO OS RIOS DO PARQUE" - RIO REPRESA GRANDE (PR)

conhecendo rios

Lançado o projeto "Conhecendo os Rios do Parque", em São Miguel do Iguaçu



A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu em conjunto com o Parque Nacional do Iguaçu e o Colégio Estadual Dom Pedro II lançaram na semana passada o Projeto Conhecendo os Rios do Parque – Rio Represa Grande.

O objetivo é monitorar a qualidade ambiental deste rio e seus afluentes e colocar em prática as ações propostas no projeto do ano anterior.
Presentes no centro comunitário do distrito de São Jorge, alunos, professores e o diretor do Colégio Dom Pedro II, Élcio Rosas, representantes da Escola Parque e Programa AquaIguaçu, Marieli Mucciatto e Yolanda Oliveira, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Klajn, o vereador Claudio Rodrigues, o subprefeito José da Rosa Filho, os proprietários de áreas que margeiam o Rio Represa Grande, e a coordenadora pedagógica e facilitadora da Sala Verde, Leonice Lenz.
O projeto, desenvolvido em parceria com o Programa AquaIguaçu e a Escola Parque, iniciou em 2012 no Rio Represinha.
As ações de monitoramento das águas buscam conhecer a qualidade do material que entra no Parque Nacional do Iguaçu a partir dos afluentes do Rio Iguaçu.
O projeto pioneiro na região é desenvolvido no distrito de São Jorge em parceria de alunos e proprietários das áreas que margeiam os rios.
Conforme Leonice Lenz, a parceria entre iniciativa pública, privada e comunidade é imprescindível para projetos como este.
“Para que se obtenham melhorias, precisamos contribuir juntos. É necessária uma grande parceria entre comunidade, apoiadores e idealizadores, e nada é impossível quando almejamos o bem comum”.  
Resultados
Dentre as ações do projeto em 2012 foram realizadas diversas atividades, entre elas palestras, treinamentos sobre a utilização dos kits de análises físicas, químicas e microbiológicas, saídas a campo e coleta de água, visitas ao Parque Nacional do Iguaçu e apresentação dos resultados em evento de encerramento.
Conforme o relatório do projeto, no Rio Represinha foram detectados problemas como assoreamento, desvio do curso d’água, falta de mata ciliar, erosões e voçoroca em uma nascente.
A proposta para 2013 é continuar monitorando outros pontos, trabalhando a educação ambiental com os alunos e buscando soluções para os pontos críticos.Fonte: http://noticias.cbnfoz.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br