Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de abril de 2013

Orla do Paraíba ganha árvores – São José dos Campos, SP



Rio Paraíba em São José. Foto: Carol Tomba - 190413
Rio Paraíba em São José. Foto: Carol Tomba
Serão plantadas 1.520 mudas de árvores em uma área de 3.000 metros quadrados na zona norte da cidade; população comemora
April 20, 2013 - 05:59
Paula Maria Prado
São José dos Campos

A Prefeitura de São José retoma a partir de maio o projeto de reflorestamento da orla do rio Paraíba do Sul na zona norte da cidade, no bairro Alto da Ponte.
A empresa Sol S.A. Urbanizadora Ltda., que venceu o processo de licitação realizado no ano passado, deverá assumir a implantação do reflorestamento e conservação por 24 meses.
O projeto contempla duas áreas. A primeira, de 2.200 metros quadrados, encontra-se próximo da ponte Minas Gerais. Já a segunda, com 800 metros quadrados, está localizada próximo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na rua Alziro Lebrão.

Ação
No total, serão plantadas 1.520 mudas de espécies nativas, como jequitibás-rosa, jatobás, ipês e quaresmeiras. O reflorestamento é uma ação compensatória ao desassoreamento do rio que ocorre regularmente para evitar alagamentos. “Esse trabalho tem de ser feito por causa da legislação ambiental brasileira, já que o local é uma APP (Área de Preservação Permanente). Todas as vezes que são tomadas ações em áreas assim, tem de ser feita uma medida compensatória”, disse Ricardo Buchaul, chefe da Divisão de Parques e Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente.
“O projeto é interessante a medida que recupera uma área desprovida de arborização.Essa compensação ambiental consertará essas falhas”, afirmou Buchaul.
A recuperação da área verde do local também melhorará a qualidade do ar. “Quanto mais plantas por metro quadrado, menor o percentual de partículas negativas no ar".

Aprovação
Para o aposentado Ezeldo Mendes, 84 anos, e que mora próximo ao rio há 44 anos, a ação é válida. “O aumento da área verde em torno do rio evita o processo de erosão e impede, em dias de chuva, que o rio transborde.”
SAIBA MAIS
Obra
A empresa Sol S.A. Urbanizadora Ltda. foi contratada para realizar o reflorestamento e a conservação, por 24 meses, na área de proteção ambiental do rio Paraíba do Sul, no Alto da Ponte, zona norte

Áreas

Serão plantadas 1.520 mudas na área próxima à UPA (rua Alziro Lebrão), de 800 metros quadrados; e em outra, próxima à ponte Minas Gerais, com 2.200 metros quadrados

Situação

A licitação aconteceu no final de 2012 e foi homologada agora, Haverá um prazo para finalização e assinatura do contrato


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br