Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2013

SECA FORTE QUE ATINGE PERNAMBUCO DEIXA RASTRO DE SOFRIMENTO, FOME E MORTES


Em PE, criadores lamentam rastro de miséria deixado pela estiagem severa


Série de reportagens sobre a Seca - Rede Globo / NE TV Segunda Edição - 22/04/2013
Assistam a reportagem AQUI
Rebanhos têm sido dizimados por causa da falta d'água e de alimento. Pecuaristas fazem o possível para tentar salvar os bichos.
Os animais do interior de Pernambuco não estão sobrevivendo à forte seca que atinge o Estado, considerada uma das piores das últimas décadas. Para tentar salvar a criação que resta, muitos produtores estão recorrendo a tudo o que encontram para conseguir alimentar os animais. “É tirando macambira, mandacaru, pra passar na forrageira, misturar, enquanto vai  alimentando”, afirma o criador de ovelha e bode, Manuel Gomes de Souza.
O movimento do galpão onde a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entrega o milho comprado a preço baixo é de homens ansiosos e tristes. As cabras de Menininho Menezes não conseguem segurar os filhotes até a hora do parto. “[A cabra] está há oito dias sem comer milho, por falta de milho. Aí começou a perder. Tem meia dúzia perdendo. Tem um bocado pra parir. E eu vou fazer o quê”, indaga.
Para conseguir comprar o milho, os criadores pagam o boleto no banco e vêm buscar o produto no dia marcado, mas não podem comprar a quantidade que precisam. O criador Odon Cruz Filho costumava comprar 960 kg e agora só conseguiu 600 kg. “Disseram que só podia pegar isso, que foi a nota que deram.”
Em uma propriedade de Floresta, no Sertão, onde há as maiores criações da região, sempre nos finais de ano, o proprietário, Sérgio Jardim, enfeitava a frente da fazenda com muitas bolas de Natal. Em dezembro do ano passado, ele resolveu fazer diferente. O tempo de festas passou e ele não desmontou a decoração, como forma de um protesto.
Sérgio comenta uma amostragem que fez da perda do rebanho. “É uma amostragem do rebanho que está sendo dizimado pela seca. de um rebanho de 700 animais, hoje, está resumido a um pouco mais de 200.” Dos animais que sobraram, uma parte ele mandou para o Maranhão. Num caminhão com 100, morreram 40.
As crianças da região acabam tendo que presenciar a morte dos animais. “É uma coisa horrível. Nunca tinha visto isso aqui desde que eu me entendo por gente”, conta José Daniel de Menezes, de 12 anos, que sente a dor pela perda dos bichos.  “Aguento, mas dói. o aperto é grande.”
Enviado por João Suassuna — Última modificação 23/04/2013 

...E SABER QUE ESTAMOS GASTANDO MILHÕES COM ESTÁDIOS DE FUTEBOL, QUE APÓS A COPA NÃO SERÃO MAIS USADOS!!!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br