Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2013

NOVA ECLUSA VAI PERMITIR MAIS 14 KM DE NAVEGAÇÃO NO RIO TIETÊ (SP)

Obra no Tietê vai permitir que mais 14 km do rio sejam navegáveisEduardo Nicolau/28.03.2007/Estadão Conteúdo
Começa em junho obra que vai tornar o rio Tietê navegável por barcaças
Está previsto para junho o início das obras de construção de uma eclusa no rio Tietê, na altura da barragem da Penha. A obra faz parte dos planos do governo do Estado para tornar o leito navegável.
Com investimento de R$100 milhões e conclusão prevista para o final de 2014, a eclusa tem duas funções importantes. A primeira delas é tornar o rio navegável por barcaças por mais 14 quilômetros, o que vai elevar para 58 quilômetros a extensão total onde será possível fazer esse tipo de transporte, entre São Miguel Paulista, na zona leste da Capital, e a cidade de Santana de Parnaíba.

Além disso, a obra abre as portas para a implantação de um projeto maior: o hidroanel, espécie de Rodoanel das águas, para transporte de cargas, também por barcaças, em um trecho de 186 km de hidrovias em torno da Grande São Paulo, mas que ainda não tem prazo para execução.
Além do Tietê, o projeto envolve o rio Pinheiros e as represas do Guarapiranga, Billings e Taiaçupeba e demanda a construção de um canal de 16 quilômetros entre Ribeirão Pires e Suzano.

Já a implantação da hidrovia entre a Capital e Parnaíba foi divida em fases. Quando estiver concluída, ela será usada, inicialmente, para transporte do material retirado do desassoreamento da calha do Tietê, ampliando um serviço que hoje já leva esse material, por barcaças, para a Lagoa de Carapicuíba. Na sequência, haveria transporte para o rio Pinheiros - entre o Cebolão e o bairro de Pedreira, zona sul da capital, envolvendo áreas destinadas à triagem e reciclagem do lixo.

Estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) sobre o projeto mostrou ser inviável usar esse tipo de transporte para resíduos da construção civil e de saneamento básico.

Fonte: webdiario.com.br
 



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br