Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de abril de 2013

EVITANDO A MORTANDADE DE PEIXES NO RIO PARAÍBA DO SUL


Foto: Epitácio Pessoa/Agência Estado

Guarda Ambiental transfere peixes para o Paraíba do Sul


Publicado em 17/04/2013, às 20h04

Barra Mansa

A Guarda Ambiental de Barra Mansa está trabalhando para evitar a uma maior mortandade de peixes no trecho do Rio Paraíba do Sul que passa pela unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) da cidade.

Os animais estão sendo transferidos para o rio através de tonéis, pois o trecho isolado está com falta de oxigenação. Os agentes conseguiram chegar a tempo de realizar esta ação devido a uma denúncia.

Foram três os fatores principais para o represamento dos peixes: a redução do nível do Rio Paraíba do Sul, a ação humana por meio do assoreamento e a queda de pinheiro, resultando na obstrução da saída e entrada de água.

O gerente de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Oseas dos Reis Pereira, explicou que foi solicitado o desassoreamento do canal.

- A última vez que o córrego foi desassoreado foi há dez anos. Foi solicitado ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) um novo serviço para que problemas como esses não ocorram novamente. Essa é uma melhoria a médio prazo. Por enquanto, será realizada pela Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) uma dragagem da entrada e saída do canal e o corte das árvores que ofereçam risco - falou.

Na transferência, os agentes capturam os peixes através de redes, colocando-os em tonéis de 200 litros e transferindo-os para o Paraíba do Sul.

A Guarda Ambiental está fazendo um trabalho de recuperação do Rio Paraíba do Sul. Devido ao derramamento de produtos químicos de uma empresa de Resende, em 2008, mais de 80 toneladas de peixes foram mortas. Para a recuperação, alevinos serão colocados no trecho de Barra Mansa. Essa ação está ocorrendo eventualmente, devido à questão dos predadores naturais. Fonte: DIARIO DO VALE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br