Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2013

MINISTRO PADILHA: "É PRECISO AGIR CONTRA A DENGUE, PARA REDUZIR MORTES"


É preciso agir para reduzir os óbitos’, diz ministro da Saúde sobre dengue

Em visita a Belo Horizonte para anúncio da retomada da produção insulina no país, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou, nesta terça-feira (16), sobre a epidemia dengue pela qual passa Minas Gerais e alguns outros estado do país. Segundo ele, neste momento, “é preciso agir para reduzir os óbitos e os casos graves” da doença. Somente no estado, em 2013, 41 mortes já foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde.
Padilha também afirmou que, após a situação ser controlada, o Ministério da Saúde vai avaliar os fatores que levaram à elevação do número de pessoas infectadas com o vírus da dengue no estado. “Passado esse período, o Ministério da Saúde vai fazer, junto com o governo do estado de Minas Gerais, uma avaliação profunda do que aconteceu em Minas Gerais para ter tido um grande aumento de casos”, explicou.
“No final do ano passado, o Ministério da Saúde alertou uma situação que nós acreditamos que pode ser um dos fatores que tem levado a um aumento de casos de dengue nos estados, que era o período da troca dos prefeitos, o período da transição”, disse.
Padilha ressaltou que o problema da dengue é que as condições do Brasil fazem com que 80% dos focos do mosquito estejam dentro das casas das pessoas e que, por isso, é muito importante a conscientização da comunidade e dos municípios.
Padilha também chamou a atenção com relação aos riscos da dengue para uma pessoa acima dos 60 anos. Ele disse que, nesta faixa etária, ter um caso grave ou um óbito por dengue é 13 vezes maior que uma pessoa de outra idade. Ainda de acordo com o ministro, os profissionais e as unidades de saúde precisam pensar duas vezes antes de dispensar uma pessoa com mais de 60 anos que tenha sintomas como febre e dor no corpo.
Vacinas – Ainda segundo Padilha, o Ministério da Saúde apoia o desenvolvimento de três projetos no Brasil de uma vacina para a dengue. “É uma tecnologia muito difícil, porque são quatro tipos de vírus”, afirmou. O ministro falou que há investimentos em universidades brasileiras e parcerias internacionais, com empresas internacionais, o que pode ser a grande solução. “Mas, enquanto nós não temos uma vacina, o fundamental é estar mobilizado”. (Fonte: G1)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br