Colheitas de soja são transferidas para carretas de caminhões: a nova infraestrutura aumentará a capacidade de transporte em 30 milhões de toneladas por ano em 2017
Rota da soja pela Amazônia deve ampliar liderança do Brasil
Operadores de companhias como a Bunge e a Cargill investirão US$ 2,5 bilhões em um projeto que abre atalho na floresta e acelera o escoamento do grão
São Paulo e Chicago - No ano passado, o Brasil passou a ser o maior exportador de soja mesmo sem reparar os milhares de buracos nas estradas que atormentam seus caminhões nem resolver as demoras de até três meses para colocar as cargas nos navios.
Agora, o País ampliará sua liderança sobre os EUA abrindo um atalho através da floresta amazônica para conectar as fazendas de soja do interior ao Canal de Panamá e com os compradores asiáticos.
Operadores de companhias como a Bunge Ltd. e a Cargill Inc. investirão US$ 2,5 bilhões no projeto, principalmente para construir docas, frotas de barcaças e terminais ao longo do Rio Amazonas e seus tributários.
O projeto se tornará a maior rota de exportação de soja e grãos do Brasil. Os navios demorarão dois dias menos na sua rota indo para o oeste, através do Pacífico, em vez de uma viagem mais longa pelos Oceanos Atlântico e Índico.
Isso poderia reduzir os preços dos futuros em Chicago para o legume, de alta demanda na China e usado em produtos como substitutos para a carne e azeites industriais.
“Não há escassez de soja no mundo, há insuficiências de logística”, disse Dan Basse, presidente da empresa de pesquisa AgResource Co. em Chicago, em entrevista por telefone. Acelerar a chegada da soja aos mercados asiáticos “acalmará as preocupações” com a escassez da oferta nos EUA e poderia deprimir os preços em Chicago, disse Basse.
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