Os municípios de Tucuruí, no sudeste do Pará, e Santarém, localizado no oeste paraense, foram os primeiros alvos da fiscalização que combate a captura ilegal de 11 espécies de peixe que estão em período de defeso.
Durante a ação de equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nas bacias Amazônica e do Tocantins foram apreendidas "malhadeiras", principal equipamento utilizado em época de proteção à reprodução das espécies, porém, os donos não foram encontrados. “É permitida apenas a utilização de vara de pesca, linhas de mão e anzóis. Qualquer outro tipo de apetrecho está proibido neste período”, orienta Moema de Jesus, zootecnista da Sema.
As espécies pirapitinga, curimatá, mapará, aracu, pacu, jatuarana, fura calça e branquinha estão em período de defeso na bacia do rio Tocantins e Gurupi até 28 de fevereiro. Na bacia amazônica a proibição da captura ilegal segue até 15 de março, e na ilha do Marajó até 30 de abril. Na bacia do rio Tocantins, a pesca do pirarucu está impedida até 31 de março e na bacia amazônica, além do pirarucu, o tambaqui e o acari também estão no período de defeso até o final de março.
De acordo com a Sema, as fiscalizações continuam até o fim dos períodos de proteção das espécies pesqueiras e atendem a normas do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Globo.com - G1 - PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br