“Sinceramente, não. E tem que reformar bastante. Na escada mesmo, uma pisada a mais pode até tirar o cimento”, afirma. Ele também ressalta que a saída da passarela se dá em um espaço abandonado, o que torna o caminho perigoso.
A Prefeitura de Osasco não respondeu quando foi feita a última vistoria ou reforma do local. Citou apenas que deve colocar o corrimão até a próxima terça-feira (14).
A passagem é uma das cinco opções para os pedestres que precisam fazer o trajeto sobre o rio a pé. Perto dali, estão outras duas, localizadas debaixo do Viaduto Tancredo Neves e que são o principal caminho entre a estação da CPTM Comandante Sampaio e o bairro do Piratininga. Não há rampas nessa ligação. Apenas escadas e um caminho repleto de buracos.
A dona de casa Neuza Barbosa Almeida, 57, aponta a falta de faixas de pedestres na saída da passarela como o principal problema. “Para a gente atravessar onde passam carros é ruim”, comenta. Ela passa duas vezes por mês pela via, a qual utiliza para chegar a Policlínica, onde vai ao cardiologista. É a forma mais rápida de chegar, depois de sair do Centro de Apoio Psicossocial [CAPS], onde leva a filha. “[Vou pela passarela] porque não tem ônibus [que vem do CAPS]”, explica.
Mais perto do centro do município, outras duas passarelas apresentam melhor estado de conservação, contendo rampas que podem ser acessadas por deficientes físicos. Porém, há outras complicações. “Passarela é para andar. E [alguns] atravessam de bicicleta, eu acho um absurdo”, reclama o motorista Cícero Santos, 50. “A iluminação é fraca e falta pintura”, ressalta.
A escuridão das passagens à noite também é apontada como um dos principais problemas, em função da falta de segurança. Alguns pedestres chegam a se arriscar ao lado dos carros para evitar o trajeto.
Procurada, a Prefeitura de Osasco afirmou que elaborou um projeto para a implantação de faixa de pedestres na alça de acesso do viaduto, e que reparos e manutenções estão sendo realizados. Afirmou, ainda, que deve iniciar na segunda-feira (13) reparos e manutenção na iluminação.
Veja mais fotos
Paulo Talarico, 23, é correspondente de Osasco
@PauloTalarico
paulotalarico.mural@gmail.com
@PauloTalarico
paulotalarico.mural@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br