Nem estrada, nem ferrovia. O “ouro negro” que lota as barcaças que saem do porto Gregório Curvo, que pertence à mineradora Vale, em Corumbá, viaja mesmo é pela Hidrovia do Rio Paraguai.
O minério, por sinal, responde por mais de 98% de tudo que é exportado pela via. No ano passado, foram escoados mais de 5,8 milhões de toneladas de produtos pela hidrovia, volume 34,9% superior ao registrado em 2012, que ficou em 4,3 milhões de toneladas. A reportagem está na edição de hoje do jornal Correio do Estado
Somente em minério, o crescimento ficou em 23,7%. Foram exportados, no total, 5,4 milhões de ferro. A maior parte saída das minas da Vale, que extrai ferro e manganês, que deve chegar a 5,2 milhões de toneladas, sendo 95% exportado pela hidrovia.
De olho na logística mais eficiente, visando acelerar o escoamento da produção que atende inúmeros mercados, como China e Europa, a empresa investiu na aquisição de 90 barcaças neste ano e de dois navios que servem como porto para desovar o minério.
De acordo com o diretor de Operações de Ferrosos da Vale em Mato Grosso do Sul, Alexandre Campanha, para acomodar o aumento da produção, a empresa está fazendo melhorias no transporte. A reportagem é de Rosana Siqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br