Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2009

ARGENTINA VIVE A PIOR SECA DESDE 1961

Santa Fe also called Santa Fe de Vera Cruz is the capital of the Province of Santa Fe and is 300 miles North of Buenos Aires and a hop skip and jump from the Parana River.

Pior seca na Argentina desde 1961 reduz área plantada


Grande parte do território argentino está sendo assolado pela pior seca registrada desde 1961. O anúncio foi realizado pelo Departamento de Climatologia do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que indicou que as chuvas em 2008 foram de 40% a 60% inferiores aos valores costumeiros. Nestas primeiras semanas de 2009, as perspectivas de precipitações continuam sendo uma raridade.

O SMN coloca como exemplo da magnitude da seca o caso do município de San Pedro, na província de Buenos Aires, um dos principais centros agrícolas do país, que teve uma média de 715 milímetros entre 1962 e 2007. No entanto, no ano passado, o SMN ali registrou apenas 465,9 milímetros de chuva.

O norte da província de Santa Fe é um dos lugares onde os efeitos da seca são mais dramáticos, já que ali choveu 70% a menos que o normal. Na vizinha província de Entre Ríos, a seca provocou uma drástica redução da área semeada de milho, 20% inferior a 2007. As plantações de girassol recuaram 30%.

A soja também foi afetada. Em média, em todo o país, o plantio dessa oleaginosa está atrasado em 8% em relação ao ano anterior. As estimativas indicam que em vez dos 18 milhões de hectares plantados com soja, a Argentina poderia ter em 2009 um total de 16 milhões.

Por tabela, o Brasil também seria afetado pela seca que assola a Argentina. Neste caso, os problemas para o mercado brasileiro seriam decorrentes da queda da colheita de trigo (a Argentina é o principal fornecedor de trigo para o Brasil). Em vez dos 16 milhões de toneladas dos anos anteriores, a Argentina em 2009 apenas conseguiria colher 8,8 milhões de toneladas.

Desta forma, 2009 marcaria o pior desempenho da produção de trigo argentino desde o período 1988-89, época em que o país foi atingido por uma forte seca. O problema para o Brasil é que a demanda interna argentina de trigo é de 7 milhões de toneladas. Desta forma, ficaria um excedente de apenas 1,8 milhão de toneladas de trigo argentino para exportar. (Fonte: Ariel Palacios/ Estadão Online/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br