Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de janeiro de 2009

POLUIÇÃO NA LAGOA DE ARARUAMA (RJ) CAUSA MORTE DE 40 TON DE PEIXES


Iguabinha, município de Araruama,
trecho da Lagoa de Araruama bastante poluído.

Lagoa de Araruama será dragada nesta terça-feira


JB Estado - 27/01/2009

Tem início nesta terça-feira a operação da draga que vai restabelecer a renovação da água da Lagoa de Araruama, através do Canal Itajuru, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

A retirada da areia e dos detritos que assorearam o Canal é uma tentativa de amenizar o problema da falta de oxigênio na lagoa, o que provocou a morte de cerca de 40 toneladas de peixes nos últimos cinco dias.

O Consórcio Ambiental Lagos-São João encomendou análises nas algas que proliferam na lagoa. O resultado revelou que elas não são tóxicas e que não há qualquer risco no consumo dos peixes, camarões e siris pescados na lagoa.

MP instaura inquérito para investigar mortandade de peixe na Lagoa de Araruama

DB SOFT - 27/01/2009


As imagens obtidas por satélites falam por si: continuando nesse ritmo, em muito pouco tempo a Lagoa de Araruama vai se transformar em vários pequenos lagos, assoreados e poluídos. O processo, que normalmente levaria milhares de anos, está sendo feito em poucas décadas. Há vinte anos estas águas eram cristalinas. Hoje, infelizmente, a poluição tomou conta de tudo. O banho é impraticável.

São Pedro da Aldeia - O Ministério Público estadual instaurou inquérito para investigar as causas do dano ambiental que causou a morte de 40 toneladas de peixe nos últimos cinco dias na Lagoa de Araruama. Os municípios de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo foram os mais prejudicados. Durante a audiência pública realizada na câmara de vereadores de São Pedro da Aldeia, o promotor Leandro Navega informou que o MP estadual já abriu inquérito em função da tragédia ambiental dos últimos dias. Segundo ele, o inquérito tem dois objetivos: apurar responsabilidades do dano ambiental e encontrar soluções para estender o período do defeso da pesca na região, garantindo o sustento dos pescadores.

- Já instauramos o inquérito 10/2009, que pode ser acompanhado pela sociedade. Também vamos tentar intermediar os anseios dos pescadores, se eles podem pescar ou não, e podemos estender o benefício que eles já recebem pelo defeso. Se tiver extensão do defeso, que os pescadores já recebem o benefício do Ministério do Trabalho, será um ganho. Caso contrário, vamos tentar o benefício do estado ou do município - disse Navega

O prefeito de Arraial do Cabo, Anderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), espera que o estado ou o Ministério Público também estendam benefícios aos pescadores de sua cidade.

- As comunidades de Monte Alto, Figueira e arredores vivem exclusivamente da pesca, isso também afeta o turismo. Fonte: G Globo/DBSoft


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

11 comentários:

  1. gostaria que pessoas ao entrarem em são pedro da aldeia ,não dissesem ai que nojo essa cidade!mais quelágoa imunda.

    ResponderExcluir
  2. Prezados:
    Gostaria muito que fosse feito o manilhamento do esgoto em toda lagoa, Praia Linda é o maior exemplo de que isso se faz necessário.
    Existem tubos de esgoto de 100mm, que brotam na areia e na alta temporada emitem esgoto "in-natura" na areia e na água que é dividida por banhistas e crianças.
    A quantidade de esgoto que é lançada na lagoa não permite que só o canal de Itajuru faça a renovação das aguas.
    Acredito que se mais duas entradas de água do mar fossem feitas (Arraial do Cabo por exemplo), a recuperação da lagoa seria muito mais rápida.
    Enquanto isso vamos tomar banho de esgoto e rezar.

    Um abraço

    Wellington Batalha
    Frequentador da Praia Linda a 18 anos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho casa ao lado da pousada das amendoeiras, sou portuguesa, trabalho na TAP e é uma pena que não me apetece lá ir de férias porque a lagoa está suja e cheira mal!!! E pago mais de 3000 reais de contribuiçlão por ano!!! É triste,

    ResponderExcluir
  4. Pois é, tenho casa na lagoa de Araruama, em cima da Lagoa, é a maior que lá está mas quero vender.E vendo barato, tem 5ooo m2, tem 5 suites, piscina,sauna,casa caseiros,é mesmo uma mansão! Com mobiliário, louças, eletrodomésticos, roupas carro Ipanema,etc,300 mil euros, que será cerca de 780.000 reais.manuelamendonca@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Porque ainda não limparam a lagôa e Lakeview, com casas tão lindas e a pousada...desportos náuticos...quem viu aquela água tão transparente...quando param de enviar os esgotos para lá e começam a limpeza a sério? É uma das maiores senão a maior lagôa do mundo! Que crime!

    ResponderExcluir
  6. No rio de janeiro nada é sério to fora nem de graça

    ResponderExcluir
  7. ENQUANTO OS POLITICOS CONTINUAREM SENDO BANCADOS POR EMPRESARIOS VAMOS SEMPRE CONTINUAR NA MERDA, LITERALMENTE.A POPULAÇAO PRECISA AGIR POR CONTA PROPRIA,A PRIMEIRA FERRAMENTA, E O VOTO.DEPOIS INDO A ORGAOS COMPETENTES PARA PEDIR MAIS UMA CANALIZAÇAO DO MAR PARA A LAGOA.

    ResponderExcluir
  8. léia silva gomes28 maio, 2010 13:08

    enqanto as pessoas só em si o planeta esta acabando.

    ResponderExcluir
  9. léia da silva gomes28 maio, 2010 13:10

    enquanto as pessoas só pensam em si o mundo esta se acabando,vamos nos alertar.

    ResponderExcluir
  10. Venho com todo animo para participar na travessia cidade de iguaba. Treinei sabado, um dia antes da travessia e resolvi desistir, pois sai da agua escura com sabor de esgoto na boca e mau cheiro no nariz. Que pena que estamos ruinando nosso ambiente de tal maneira. Qual sera nossa futuro? Por onde nos iremos? Se nao respeitarmos nosso proprio ambiente

    ResponderExcluir
  11. A recuperação da Laguna (Lagoa) de Araruama data de 1998, foi quando o Estado começou a pensar e fazer parcerias com as concessionárias de Araruama , Iguaba, São Pedro e Arraial. Efetivamente a tentativa de recuperação só começou em 2003. Estamos em 2014 e muito pouco foi feito pela Lagoa. Virou palanque politico do CARLOS MINC. Muitas promessas politicas e poucas atitudes. Carlos Minc é o que mais se aproveita politicamente com esse descaso. Aparece em tudo que é vídeo e matéria jornalistica sobre a recuperação da Lagoa. Concordo com o colega acima, ao invés de se gastar milhões com as concessionária locais, melhor seria, abrir um novo Canal na parte mais estreita entre o mar e a lagoa em Figueira, criando mais um ponto de renovação de água para a Lagoa.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br