Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de janeiro de 2009

SALVANDO OS RIOS DO PANTANAL - PROJETO ECOA

Rio Paraguai - Pantanal - Projeto Ecoa (foto Embrapa Pantanal/Sérgio Galdino


O trabalho da Ecoa no Pantanal

Ecoa - 19/01/2009

O Maciço do Urucum, localizado no município de Corumbá, MS, possui uma reserva de minério de ferro e manganês (estima-se 30 milhões de toneladas) de alta qualidade.
O município, que está às margens do rio Paraguai, no Pantanal, transformou-se em um ponto estratégico para as mineradoras e uma região de grande potencial para indústrias siderúrgicas. Estão presentes em Corumbá hoje as empresas Vale, MMX, Vetorial Siderurgia, Rio Tinto e Pirâmide.

Infelizmente, este modelo de desenvolvimento econômico proposto para região irá alterar a paisagem natural, dividindo-a com fornos de siderúrgicas, termelétricas, mineradoras e até mesmo, com um pólo gás-químico. Provavelmente, o tão esperado desenvolvimento econômico trará conseqüências irreparáveis para os ecossistemas pantaneiros.

Foi nesse cenário que, em 2002, a Ecoa começou a desenvolver o projeto Pantanal e os Riscos da Contaminação com a finalidade de levar informações de credibilidade a população e promover o debate sobre o potencial econômico do município.
Neste período os pólos mínerossiderúrgico e gás-químico eram os principais programas de desenvolvimento do governo e as notícias que chegavam a população era somente sobre os números de empregos que seriam criados.

Por meio do Projeto Pantanal e os Riscos da Contaminação, foi possível a participação de especialistas nas audiências públicas e a identificação de falhas no estudos de impactos ambientais apresentados pelas empresas, além de denúncias ao Ministério Público e Ibama. Seminários, palestras e workshop foram importantes para mostrar à população a realidade de outros municípios que tem sua economia baseada em indústrias de alto potencial poluidor e que os impactos ambientais são irreversíveis.

Um aspecto importante do projeto é a sua estratégia de trabalho em conjunto com outras organizações. Tendo em vista esta particularidade da Ecoa e do projeto, no decorrer desses cinco anos foram identificados novas redes e fóruns e criado um novo grupo para trabalhar o tema da mineração e siderurgia.

Com a iniciativa de reunir e trocar informações sobre o processo siderúrgico no Brasil, o projeto Pantanal e os Riscos da Contaminação em parceria com outras Ongs,
ajudou a formar o grupo Articulação Siderurgia dentro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Em 2008, outra articulação positiva possibilitou a participação da Ecoa como membro do Conselho do Observatório de Conflitos da Mineração na América Latina (OCMAL).

A Plataforma de Diálogo entre o segundo e o terceiro setores é uma iniciativa, que está ocorrendo em Mato Grosso do Sul, com objetivo de buscar soluções para conciliar as necessidades do desenvolvimento do município de Corumbá com a conservação do Pantanal. A participação da Ecoa está sendo possível através do Projeto Pantanal e os Riscos da Contaminação.

A Ecoa, organização não-governamental socioambiental, em sinergia com outras organizações, luta contra as ameaças mais graves do Pantanal. Por meio de campanhas, disseminação de informações, articulações políticas e construção de parcerias. Conheça melhor o trabalho da Ecoa e do projeto Pantanal e os Riscos da Contaminação.

Autor: Patrícia Zerlotti


Pantanal e os riscos da contaminação

Empreendimentos como os pólos gás-químico e minero-siderúrgico e uma termelétrica estão previstos para serem instalados em Mato Grosso do Sul. Mais especificamente em Corumbá, município conhecido como Capital do Pantanal.

Atualmente se vê com extrema urgência a necessidade de buscar mais informações sobre os riscos da contaminação, os impactos que podem trazer para o solo, os rios, os aqüíferos e principalmente para saúde das pessoas. A poluição mata e "mata de forma invisível e lentamente".

Por este motivo a ECOA-Ecologia e Ação, em parceria com a Coalizão Rios Vivos, está trabalhando para levantar informações sobre os reais riscos da contaminação no Pantanal. Além do Pantanal ser de extrema importância ambiental para o planeta, também tem um valor social e econômico para o sul-mato-grossense e principalmente para os corumbaenses.
A alta biodiversidade da região permite o desenvolvimento de diversas atividades econômicas que geram trabalho e renda para as comunidades regionais.

Saiba mais sobre os riscos da contaminação no Pantanal clicando aqui


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br