Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2009

ESPECIALISTA EXPLICA AS ESPUMAS DO TIETÊ EM PIRAPORA DO BOM JESUS (SP)

Essas espumas são provocadas pela morte maciça de bactérias anaeróbias e facultativas (oxidação) e não pelos detergentes conforme afirmam as autoridades.

Especial: Fabiano Barreto - 15/01/2009

Poluição do Rio Tiete em Pirapora do Bom Jesus

1. Saponificação Antrópica III

Pedindo licença aos biólogos, químicos, apresento para a sociedade mais referências que comprovam que as espumas que se formam em ETEs e em rios poluídos (ex: rio Tietê, Pirapora) como as relatadas no artigo “Saponificação Antrópica II” publicado em http://www.webcentral.com.br/massao/pg014.html, são provocadas pela lise maciça das bactérias anaeróbias ao ter contato súbito com oxigênio atmosférico em quedas d'água.

http://www.environmentalleverage.com/Texas%20Barbecue%20Restaurant.htm

http://www.ias.ac.in/currsci/jul10/articles19.htm
As bactérias possuem em sua membrana plasmática uma ou dupla camada de biosurfactantes e que são liberadas instantaneamente ao meio aquático quando de sua morte súbita, provocando assim a formação de espumas que aparentemente parece ser um mecanismo de defesa dos mesmos.


2. CETESB E AS ESPUMAS DE PIRAPORA

A quem interessar possa.
Durante os anos que trabalhei na CETESB, foram realizadas várias pesquisas com as espumas de Pirapora (relatórios disponíveis na biblioteca e publicados em vários congressos).
Existem várias alternativas para a sua retirada (e com ela grande concentração de poluentes, tendo em vista que estas espumas concentram quantidades de poluentes e são tóxicos-vide resultados dos testes de toxicidade), mas, obviamente, somente o tratamento dos esgotos vai resolver este problema (e outros) de uma forma definitiva.
Soluções existem.
Geraldo G.J.Eysink

3.
Espumas urbanas incomodam a capital/SP:

Espuma reaparece no Tietê

Prezados(as) ambientalistas e autoridades,

Essas espumas são provocadas pela morte maciça de bactérias anaeróbias e facultativas (oxidação) e não pelos detergentes conforme afirmam as autoridades.


Ver as matérias em:

Flagrante da luta pela vida:
Jaçanã procurando comida nas raízes de uma Pistia.
Autor da foto José Marques Lopes em Janeiro/2007.


Mata Hidropônica

Mata Hidropônica & Revitalização da Água

(*) Massao Okazaki

A mata hidropônica e sua função importante como fonte de oxigênio, substrato e meio para o crescimento de fitoplânctons (base da cadeia alimentar) e zooplânctons que irão consumir os nutrientes minerais produzidos pelos fungos e bactérias possibilitando assim a transferência de energia para organismos superiores.

Veja Mais - interessantes fotos e explicações do especialista - Clique Aqui

(*) Massao Okazaki – Eng. Civil – Voluntário socioambiental.
Pesquisas livres e voluntárias, desde o ano 2000, na questão dos recursos hídricos e socioambientais - membro do Comdema de Jundiaí desde 2003, propondo desde então uma nova forma de tratar as águas pluviais e os esgotos domésticos e industriais.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br