Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de janeiro de 2009

APROVEITAMENTO DO LODO DE ESGOTO - Pesquisa da Sanepar (PR)

Lodo em Estação de tratamento de esgoto da SANEPAR

Pesquisa da Sanepar mostra que lodo de esgoto faz plantas crescerem mais rápido

Extraido de: Governo do Estado do Paraná
14 de Janeiro de 2009

A Sanepar está obtendo resultados promissores na produção de mudas a partir de substratos à base de lodo compostado e podas de árvores trituradas. A pesquisa é realizada no viveiro do Centro de Educação Socioambiental do Passaúna, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, onde foram plantadas cerca de 5 mil mudas, de seis espécies. O crescimento dessas plantas, em relação às que receberam o substrato convencional - à base de casca de pinus - é 10 vezes maior.

Na pesquisa, as mudas não receberam fertilizante. As que se desenvolveram em substrato à base de lodo compostado apresentaram ótimo crescimento, enquanto que as com substrato convencional tiveram menor desempenho. Além disso, em cultivo de grande escala, o substrato convencional requer, obrigatoriamente, a aplicação de fertilizante, o que aumenta os custos de produção.

"As mudas produzidas nos viveiros da Sanepar e dos parceiros são utilizadas na restauração de áreas de mananciais de abastecimento público (Programa Mata Ciliar do Governo do Estado) e na implantação de cortinas verdes nas estações de tratamento de esgotos (ETEs)", informa a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa. A expectativa dos técnicos das áreas de pesquisa, operacional e de educação socioambiental é plantar todas as mudas na próxima temporada de plantios, a partir de setembro deste ano.

ALTERNATIVA - A pesquisa busca atender à crescente demanda por alternativas de uso do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto da Sanepar e a necessidade de obter substrato de boa qualidade com menor custo para os viveiros de produção de mudas florestais, a maioria nativas. A produção anual de mudas nos 16 viveiros, que a empresa e parceiros mantêm em todo o Estado, deve alcançar em 2009 a meta de 800 mil mudas/ano.

Em Araucária estão sendo avaliadas as espécies: jasminum nudiflorum (jasmim amarelo), lafoensia pacari (dedaleiro), anadenanthera colubrina (angico monjoleiro), parapiptadenia rigida (angico gurucaia), pimenta pseudocaryophyllus (craveiro do mato) e prunus brasiliensis (pessegueiro bravo).

PESQUISA - A primeira etapa da pesquisa, iniciada em julho de 2007, consistiu na preparação dos substratos, compostos por diferentes proporções de lodo bruto e podas de árvores trituradas.

Depois de meses, os compostos, já com características de substrato (com aparência de terra vegetal, sem maus odores), foram analisados para verificar os teores de metais pesados e parâmetros parasitológicos, tais como viabilidade de ovos de helmintos e protozoários. Foram constatados baixos teores de metais pesados e higienização compatível para uso na agricultura.

A segunda etapa da pesquisa foi iniciada em junho de 2008. O objetivo foi testar o desempenho de mudas de diferentes espécies vegetais nos substratos (compostos a base de lodo e podas de árvores) com diferentes níveis de adubação e compará-los ao substrato convencional à base de casca de pinus compostada, utilizado para a produção de mudas florestais nos viveiros da Sanepar.

A próxima etapa é certificar a viabilidade técnica e econômica dos substratos à base de lodo compostado. Depois, a Sanepar deverá incluir o uso sistemático destes insumos nos seus viveiros florestais e nos de seus parceiros.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br