Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de janeiro de 2009

CARROS-PIPA DISTRIBUEM ÁGUA SEM QUALIDADE PARA SERTANEJOS NO CEARÁ


Fraude na distribuição de água de carros-pipa ameaça sertanejos no Ceará

G1 - Globo.com
14 de Janeiro de 2009

Uma fraude na distribuição de água coloca em risco a saúde dos sertanejos no Ceará. Veja o site do Jornal Nacional No município de Pedra Branca (CE), a água só chega através de caminhões-pipa. Porém, a qualidade da água despejada no tanque tem surpreendido os moradores do sertão cearense. "A água é suja, avermelhada", conta o aposentado Gervázio Alves Ferreira.

Um vídeo gravado por um cinegrafista amador, mostra a origem do problema: um carro-pipa faz a coleta em açude da cidade. Com uma garrafinha é possível ver as condições da água do reservatório, que fica sempre cercado de urubus. "Tem uns "pipeiros" usando a água para colocar para a comunidade, para consumo humano.
A comunidade reclama, mas ele diz que, se quiser água, é aquela", afirma Francisco Sales de Oliveira Machado, da associação de moradores de Pedra Branca.

Os pipeiros são os donos dos caminhões cadastrados na Operação Carro-Pipa do Exército, que recebem de acordo com a distância percorrida do reservatório até os pontos de distribuição.
O chefe de gabinete da prefeitura, João Alves Mesquita Neto, diz que os açudes com água potável ficam a quarenta quilômetros da cidade, mas a maioria dos pipeiros roda bem menos do que o acertado com o Exército.

"carro-pipa faz a coleta em açude mais próximo da cidade, no primeiro barreiro que encontra"

"Para poder ganhar mais dinheiro, aquele dinheiro fácil, ele procura o primeiro barreiro, aquele poço de água, praticamente só lama, para coletar esta água e colocar nas cisternas", diz Mesquita Neto. "Não podemos comprar água mineral, a gente tem que beber a água do jeito que vier", diz o servente Raimundo Farias Pinheiro.

O Exército reconhece que não tem como fiscalizar o percurso feito pelos carros-pipa. O controle é feito apenas no abastecimento das comunidades por meio de senhas entregues pelos moradores. Porém, o Exército afirma que agora vai investigar as denúncias. "Se for tipificado algum tipo de crime, o pipeiro poderá ser, inclusive, encaminhado ao ministério público", afirmou o major Neyton Araújo Pinto.

Autor: Do G1, com informações do Jornal Nacional


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br