Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de janeiro de 2009

IV JAMBORE NACIONAL EM FOZ DE IGUAÇU REÚNE CINCO MIL ESCOTEIROS - ÁGUA E SOLO SÃO TEMAS EM DEBATE











Cinco mil escoteiros discutem em Foz do Iguaçu temas da agenda global


Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil

"Aproveitamos para discutir temas da agenda global, como o uso da água e do solo, do acesso às pessoas com deficiência e a prostituição infantil, entre outros", diz Salamuni, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil - UEB.


São Paulo - Desde o último domingo (11), cinco mil escoteiros de todo o país participam do 4º Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu (PR). Acampados no Parque Tecnológico de Itaipu, eles dividem o espaço com 310 convidados da Argentina, Estados Unidos, Chile, Japão, México, Paraguai e Portugal.

Além das tradicionais atividades recreativas, os jovens, com idade entre 11 e 17 anos que são supervisionados por pais e chefes do movimento escotista, são estimulados a discutir temas globais de interesse ambiental e social.
Segundo o presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Paulo Salamuni, o nome do evento resume bem o propósito do encontro: "Jamboree significa uma farra organizada".

"Aproveitamos para discutir temas da agenda global, como o uso da água e do solo, do acesso às pessoas com deficiência e a prostituição infantil, entre outros", diz Salamuni.

Ele conta que durante os sete dias do acampamento, os escoteiros também trabalham com conceitos de sustentabilidade e reciclagem. "O Jamboree serve para reafirmar o compromisso dos escoteiros por um mundo melhor", argumenta.

De acordo com ele, o escotismo é importante para a sociedade pois prega conceitos de cidadania entre os jovens. "Sempre falamos de paz. Já vi escoteiros da Palestina e Israel reunidos em um Jamboree Mundial. Nossos preceitos são importantes para o mundo contemporâneo mais do que nunca", diz.

O Brasil tem cerca de 70 mil escoteiros. No Jamboree, acampamento que acontece a cada três anos, há representantes de todos os estados, mas as maiores delegações vêm de São Paulo e do Paraná.

O movimento escotista tem como características divulgar valores como disciplina, respeito ao próximo, trabalho em equipe e cuidados com a natureza, entre outros. Fundado em 1907 pelo militar inglês Baden-Powell, o movimento hoje congrega 28 milhões de escoteiros em 220 países do mundo sob o lema "Sempre Alerta".

O encontro em Foz do Iguaçu prossegue até o sábado (17).

SAIBA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br