Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de janeiro de 2009

LAGOA DE PARNAGUÁ, A MAIOR DO PIAUÍ GANHA PARQUE AMBIENTAL E APA


Parnaguá ganha Parque ambiental e uma APA


Lagoa de Parnaguá é uma das maiores no interior do Piauí, com belezas exuberantes e bastante importante para a economia da cidade.

Tânia Martins - 28/1/2009

Mais uma área de grande interesse biológico acaba de ganhar proteção integral. Trata-se da Lagoa de Parnaguá, localizada no município de Parnaguá a 823 quilômetros ao Sul de Teresina, onde em dezembro último, um decreto municipal transformou aproximadamente 70 mil hectares em Parque Ambiental Municipal e em Área de Proteção Ambiental -APA com 9.600 hectares.

A imponente lagoa de Parnaguá é a maior do Piauí com onze quilômetros de cumprimento, seis de largura e mais de dois mil hectares de espelho d’água. A criação das unidades de conservação é um esforço da Fundação Lagoa de Parnaguá - Fulapa e da Prefeitura de Parnaguá e Câmara de Vereadores.

Segundo o presidente da Fulapa, Absolão Castro Dias, vale apenas o esforço em proteger as paisagens da região que são de belezas cênicas excepcionais e ainda desconhecidas para a maioria dos piauienses. Serras com pinturas e inscrições rupestres, morros, riachos,lagoas, rios, matas virgens compõem o cenário de rara beleza, e o melhor: a maioria em bom estado de conservação.

Quando se trata de flora e fauna o ambientalista assegura que o ambiente é um refúgio da vida silvestre inigualável, com inúmeros exemplares de animais em processo de extinção. “Temos três espécies de onças, temos antas, veados, várias espécies de macacos e pássaros”, assegura e completa: “somos orgulhosos em mostrar que ainda temos em nosso município grandes áreas conservadas”, diz Absolão com a experiência de quem sabe da importância de se proteger e usar os recursos naturais para desenvolver a região e para as gerações futuras.

“Não é sonho transformar todo esse potencial em área de lazer, pesquisa e fonte de renda para os moradores, isso é possível e vamos trabalhar para que aconteça”, comenta o presidente da Fulapa.

A unidade de conservaçãode proteção integral ganhou o nome de Parque Municipal Serras do Parnaguá e nele se encontra a Serra da Prata, repleta de pinturas rupestre, Serra das Araras, Serra do Morro Redondo, Serra da Pedra Branca, Serra da Missão, Ilha Grande da Lagoa de Parnaguá, Lagoa Vermelha, Lagoa Feia, Riacho Frio, Lagoa Vermelha, Riacho do Marimbondo, Vereda do Sítio, Rio Paraim, Riacho de Areia, Rio Fundo, Campo
de Pouso, entre outras áreas majestosas.

Já a APA Serra do Parnaguá fica localizada dentro da área do parque e foi criada para garantir a conservação das florestas ali existentes, proteger os recursos hídricos, a fauna, ordenar o turismo ecológico, fomentar a educação ambiental e preservar as culturas e tradições da região.

A partir de agora fica proibido a implantação de atividades industriais potencialmente poluidoras dentro da área de projetos de urbanização, aberturas de estradas, prática de atividades agrícolas quando essas iniciativas implicam alteração das condições ecológicas, principalmente em áreas de vida silvestre e ainda uso de fertilizantes, despejo de efluentes, resíduos ou detritos, retirada de área e material rochoso dos terrenos que compõem as encostas e cursos d’água.

Impactos em andamento

Para justificar a criação das unidades de conservação, o então prefeito Miguel Omar Barreto Rissi considerou que além da ocupação desordenada da região as qualidades fisionômicas, florísticas e faunísticas indicavam processo acelerado de destruição dos ecossistemas com graves danos para as comunidades locais e para o Piauí.

Segundo Absolão Dias, para criar as unidades de conservação os gestores do município realizaram reuniões, palestras e audiência públicas. “Ficou claro que os moradores de Parnaguá aprovaram com entusiasmo a criação da APA e do parque”, afirma Absolão.

Veja Vídeo da Lagoa de Parnaguá

Fonte: REBIA Nordeste / Jornal O Dia (Nordeste).

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Olá pessoal, ótima idéia essa de salvar a natureza. quanto a lagoa do parnaguá estado do piauí, quero dizer que estou escrevendo um livro contando uma história muito interessante que fala do surgimento desta lagoa. Segundo contam as pessoas mais velhas do município de centenário-T0, onde acontece o maoir festejos de são josé aparedio, que dizem estas pessoas mais velhas, que a referida imagem em pedra foi encontrada em uma pedra neste local da lagoa e posteriormente trazido para esta região de goias, hoje estado do tocantins. Contam que a lagoa surgiu depois da retirada da imagem da pedra. o santo é muito famoso por seus milagres, e aqui no tocantins atrai romeiros e fiéis de toda parte do brasil para pagar promessas.As TVs Anhaguera (GLOBO)e Redsat(CULTURA) já fizeram documentários especiais sobre o assunto.A história está se tornando cada dia mais famosa, e eu resolvi escrever um livro sobre o Assunto. então pesquisando, descubrir que a lagoa é a maior do piauí, e que as lendas que as pessoas mais velhas me contaram correspode com as informaçãoes da fundação cultural daquele estado. Vou visitar o local e pesquisar mais sobre o assunto e publicicarno livro. Fiquei feliz em saber que a logoa alem de existirmesmo, já conta com proteção ambiental. PARABENS.

    ResponderExcluir
  2. Descupem, acabei de fazer um comentário sobre a Lagoa do parnaguá estado do piauí, e não deixei meu nome e nem contatos.
    Nome:Fidel costa
    E-mail:fidelpublicidade@hotmail.com
    Sou Publicitário, moro em palmas Tocantins e estou escrevendo um livro sobre a histía de são josé aparecido, padroeiro do municipio de centenário-T0, Uma história muito interessante sobre milagres e cultura popular. mas tudo começou pela vila do Parnaguá onde a imagem em pedra de são José aparecido foi encontrada numa pedra neste local onde se formou esta bela lagoa do Parnaguá. O livro será publicado em março de 2010. Portanto se souberem de alguma historia de lendas desta lagoa e do santo por favor me conte. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. parabêns pela iniciativa é isso que eu chamo de cuidar do que é de todos nós
    simario df:cidade natal:parnagua

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br