Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de janeiro de 2009

PROGRAMA CANAL LIMPO REDUZIRÁ POLUIÇÃO DOS CANAIS DE SANTOS (SP)


Poluição nos canais será reduzida em 50% em Santos

LUIZ FERNANDO YAMASHIRO - a tribuna digital - 27/01/2009

Numa experiência pioneira no País, Sabesp e Prefeitura de Santos assinaram na segunda-feira um convênio para reduzir em 50% a poluição nos canais e, assim, melhorar a balneabilidade das praias.
Trata-se do Programa Canal Limpo, no qual serão investidos R$ 9 milhões para a contenção de esgotos lançados por falhas na rede coletora ou ligações clandestinas.

O acordo foi oficializado pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) durante a cerimônia de inauguração do Parque Municipal Roberto Mário Santini, na plataforma do Emissário Submarino. Na ocasião, Serra também previu o início da construção do túnel submarino ligando Santos a Guarujá ainda neste ano.

O convênio para limpeza dos canais tem duração de dois anos e estipula metas para a redução dos poluentes: 20% no primeiro ano e outros 30% no segundo. Mas, de acordo com a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o trabalho continuará mesmo após o fim do convênio. "Vamos ter que fazer esse monitoramento o tempo todo", previu.

Para identificar pontos de vazamento ou esgoto clandestino nos quase 23 quilômetros de canais, a Sabesp utilizará um sistema de monitoramento eletrônico por câmeras que farão imagens de toda a rede. "Identificadas rupturas, rachaduras ou esgoto clandestino, imediatamente se faz o conserto por uma técnica que se chama dutoplastia. É uma resina injetada na rachadura e ali é cicatrizada", explicou Dilma Pena.

O programa também inclui limpeza e desassoreamento por meio de hidrojateamento de alta pressão para remover resíduos.

MARCO

Somado a outro programa estadual, o Onda Limpa -­ com investimentos de quase R$ 1,5 bilhão em obras de coleta e tratamento de esgotos ­- o governador José Serra espera darum ponto final à questão dabalneabilidade em toda a região. "Recolher esgoto e tratar significa água limpa, melhor meio ambiente, menor mortalidade infantil e defesa das praias".

Já o prefeito João Paulo Tavares Papa referiu-se ao convênio como "um marco na história do saneamento de Santos. É um projeto inédito que, espero, seja referência nacional depois de concluído".

Papa disse que, nos próximos dias, equipes da Prefeitura e da Sabesp farão um cadastro de drenagem e redes coletores para iniciar os trabalhos o mais breve possível.

TÚNEL

Na cerimônia de inauguração do Parque Municipal Roberto Mário Santini, José Serra chegou a anunciar que as obras do túnel submarino Santos-Guarujá começariam no primeiro semestre deste ano. Depois, em entrevista coletiva, corrigiu-se: o que pretende iniciar até meados de 2009 é o processo de licitação. "A obra eu acho que começa até o fim do ano".

O governador reconheceu ainda que as balsas são "um meio precário" de travessia, mas garantiu que não serão desativadas após a conclusão do túnel; funcionarão como um "transporte complementar".


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br