Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de janeiro de 2009

CAMPANHA DIGA NÃO ÀS ENCHENTES - MUNICÍPIOS DESPREPARADOS PARA ENFRENTAR DESASTRES


Sedec aponta despreparo de mais de 1.300 municípios para enfrentar desastres

Da Agência Brasil - 15/010/2009

Brasília - Até dezembro do ano passado, dos 5.569 municípios brasileiros, 1.308 não contavam com serviços de defesa civil. Segundo o coordenador geral do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), Sérgio José Bezerra, o Nordeste e o Centro-Oeste são as principais regiões com carência de equipes treinadas para prevenir e responder a desastres.

Bezerra disse que a falta de defesa civil nesses municípios ilustra a despreocupação dos prefeitos. “Muitos prefeitos entendem que a prevenção de desastres não é prioridade. A nossa experiência também indica que muitos não têm na sua formação pessoal uma mentalidade de preparação para desastres.”

Ele informou que mais de 20 mil pessoas foram capacitadas pela Sedec nos últimos anos. “Isso fez com que a Defesa Civil no Brasil crescesse em conhecimento, em repercussão.”.

Bezerra enfatizou que os municípios são os únicos responsáveis pela criação e administração das defesas civis municipais. “Não pode haver interferência do estado ou do governo federal num lugar que não tem [Defesa Civil]”, ressaltou.

Para ele, a falta de preparo para enfrentar desastres pode sobrecarregar o governo do estado. “Quando acontece o desastre, o município pede apoio ao estado e, quando o estado está sobrecarregado, pede apoio ao governo federal. Em Santa Catarina, o estado respondeu a vários municípios ao mesmo tempo.”

De acordo com Bezerra, a Sedec está tomando providências para resolver o problema da falta de defesa civil nos municípios. “Temos conversado com os prefeitos, dizendo a eles que podem ocorrer desastres e que o município tem de estar preparado para isso.”

A partir de amanhã (15), entram no site da Sedec informações sobre as novas capacitações e, dentro de uma semana, o secretário nacional de Defesa Civil enviará aos prefeitos um ofício com diversas informações sobre o enfrentamento de situações críticas.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br