Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de janeiro de 2009

ENCHENTES DO RIO PEREQUÊ-AÇU (PARATY-RJ) LEVOU A ESTADO DE EMERGÊNCIA


Abastecimento d'água em Paraty só volta ao normal em dois dias

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O abastecimento d'água na cidade de Paraty, na região sul fluminense, só deve voltar ao normal na quarta-feira (14). Metade da população da cidade, de 30 mil habitantes, continua sem água por causa da enchente que, no último final de semana, danificou a rede de distribuição. A Defesa Civil municipal pede doações de água potável e ajuda de carros-pipa.

Os estragos foram causados pela cheia do Rio Perequê-Açu, que deixou pelo menos mil pessoas desalojadas e 50 desabrigadas. Casas e estabelecimentos comerciais foram inundados e o centro histórico, famoso por receber a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), também foi danificado. A enchente destruiu calçadas, muros e pontes. A situação levou a prefeitura a decretar situação de emergência.

“Agora, a grande dificuldade mesmo é atender a demanda de falta d'água. Isso porque estamos ainda com um grande número de turistas por conta da alta temporada”, afirmou o coordenador da Defesa Civil municipal, Antônio Tavares. Ele disse que a prefeitura e o governo estadual trabalham para resolver o problema rapidamente, o que não evita transtornos.

Outra preocupação é com a transmissão de doenças. Segundo Tavares, para evitar contaminação por tétano e surtos de leptospirose, doença transmitida pela urina do rato, comum em regiões inundadas, a prefeitura trabalha com equipes de saúde, orientando os moradores, principalmente aqueles que tentam voltar para as casas danificadas.

Paraty é mais um município fluminense que sofre com enchentes, nos últimos meses. No norte e noroeste do Rio, região mais atingida pelas fortes chuvas, seis rios transbordaram, deixando 12 cidades em situação de emergência e uma em estado de calamidade pública.

A Defesa Civil da região informa que, com a estiagem dos últimos dias, as pessoas têm voltado para as casas e a situação tende a se normalizar. De acordo com o coronel Moacir Pires, responsável pela área, os moradores limpam as casas e contam os prejuízos. Pires informou que nos próximos dias será divulgado relatório com um balanço da situação.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br