Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de janeiro de 2009

216 MILHÕES DE LITROS DE ESGOTO/DIA A MENOS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ)

Estação de tratamento de Alegria, além de atender uma população beneficiada de 1.500.000 hab. livrará a Baía de Guanabara de grande carga de esgoto "in natura".


Cedae inaugura Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria

216 milhões de litros por dia que deixam de ser lançados “in natura” na Baía de Guanabara, o que equivale a um “Maracanãzinho” de esgoto a menos por dia.

JB Online - 21/01/2009

RIO - A Nova Cedae inaugura nesta quinta-feira, às 10h, o sistema secundário da Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria (ETE), no Caju.
Essa obra, a mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), vai reduzir em 98% a carga poluidora dos 2.500 litros por segundo do esgoto tratado pela ETE. Ou seja, 216 milhões de litros por dia que deixam de ser lançados “in natura” na Baía de Guanabara, o que equivale a um “Maracanãzinho” de esgoto a menos por dia.

Participam do evento o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o ministro do Ambiente, Carlos Minc, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a secretaria do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, entre outras autoridades e executivos do setor.

- O início da pré-operação do novo sistema de tratamento secundário de Alegria será um marco na história do saneamento ambiental do estado do Rio de Janeiro e no PDBG, estaremos tratando mais esgoto com mais qualidade.

É a maior retirada do esgoto que era despejado in natura na Baía de Guanabara de uma tacada só. Serão beneficiados 1,25 milhão de habitantes - explica Wagner Victer, ressaltando que a Estação irá também se transformar em um “Centro de Visitação Ambiental”, que vai receber estudantes de escolas e de universidades, além de pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer detalhes do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.

O presidente da Nova Cedae lembrou ainda que, há dois anos, a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria recebia apenas 500 litros por segundo, que eram tratados pelo sistema primário, retirando apenas 30% a 40% das impurezas.

No Centro de Visitação Ambiental de Alegria, também funcionará um aquário de 18 mil litros dos efluentes tratados pela estação, onde viverão carpas. O aquário servirá para provar a qualidade do novo sistema de tratamento e a balneabilidade da água tratada.
A ETE também abrigará uma “Central Incubadora de Mudas de Mata Atlântica”. A incubadora, que será batizada com o nome do empresário Arthur Sendas, terá capacidade para produzir 35 mil mudas por ano.

Além disso, a ETE Alegria contará também, no futuro, com uma Central de Produção de Energias Alternativas com a geração de energia elétrica a partir do biogás. Haverá também uma unidade de produção de biodiesel, a primeira construída no Brasil, capaz de separar a escuma do esgoto para a fabricação do biodiesel. O projeto foi concebido com tecnologia alemã.

A ETE Alegria, que está sendo construída há mais de uma década, se encontrava subutilizada. A partir da noite de hoje, véspera da inauguração, uma iluminação artística será acionada.
A iluminação, que foi inspirada nas ondas do calçadão de Copacabana, transformará a ETE Alegria em uma referência de obra pública moderna e eficiente e poderá ser vista da Linha Vermelha.

ETE Alegria
  • Município: Rio de Janeiro
  • Estação de Tratamento de Esgoto: Capacidade p/ 5000 l/s (Tratamento primário)
  • Bairros Beneficiados: Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Pilares, Cavalcante, Cascadura, Abolição, Quintino Bocaiuva, Piedade, Água Santa, Encantado, Engenho de Dentro, Inhaúma, Todos os Santos, Lins, Méier, Cachambi, Del Castilho, Higienópolis, Maria da Graça, Manguinhos, Jacaré, Caju, Cidade Universitária, São Cristóvão, Benfica, Rocha, Sampaio, Engenho Novo, Riachuelo, Grajaú, Vila Isabel, Andaraí, Tijuca, Maracanã, Praça da Bandeira, Rio Comprido, Estácio, Cidade Nova, Santo Cristo, Saúde, Gamboa, Centro, Mangueira, São Francisco Xavier, Bonsucesso e Catumbi.
  • População beneficiada: 1.500.000 hab.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br